A Feira Internacional de Artesanato – FIART abriu sua 28ª edição nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 29 de janeiro, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal. Mais de 800 artesãos, nacionais e internacionais, distribuídos em 320 estandes, estarão expondo e comercializando os seus produtos. A Feira promete surpreender os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural especial. A entrada custa R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.
A FIART é um evento com quase três décadas de realização, com público alvo voltado para o potiguar e os turistas que visitam Natal neste período. A expectativa para este ano é que mais de 50 mil pessoas visitem a feira. O evento gera 1.100 empregos diretos e indiretos, além de ser o principal fomento para o artesanato da região.
Para o Edvaldo Santiago, artesão de Ceará-Mirim e filho do Mestre Etewaldo, a Fiart é um evento único. “Participo da FIART desde sua primeira edição, quando meu pai colocava seus trabalhos para exposição. Este ano, a expectativa é enorme porque já não vivemos mais a tensão da pandemia. Participar da FIART é também um grande reencontro com os amigos artesãos e com o público”, comemora.
Na opinião de Maria Lúcia Pereira, artesã ceramista de Ceará Mirim, a FIART é o espaço que garante a visibilidade maior do seu trabalho, garantindo assim venda dos produtos, propagação da sua imagem e crescimento profissional. “A feira é aguardada ansiosamente por todos os artesãos porque é nela que somos vistos, reconhecidos, além de ganhar dinheiro com as vendas e fazer novos clientes”, comemora.
A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio da Prefeitura de Natal e da Unimed Natal, através da Lei Municipal Djalma Maranhão, além do apoio do Sebrae/RN e organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.
Programação Cultural
O Festival FIART Cultural é dedicado à cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para “estar onde o povo está” e também para salvaguardar nossas tradições. O Festival busca organizar uma programação para ser um palco para a maior diversidade das expressões da cultura popular, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia a dia das pessoas. A edição 2023 acolherá mais de 1000 artistas e brincantes e espera um público diário de aproximadamente 5 mil, chegando a 50 mil nos 10 dias de evento.
A programação do Festival FIART Cultural integra quatro ações: Ação 1: Mostra de Arte e Cultura: com Mostra de Cordel, Mostra de Bandas, Mostra de João Redondo (Mamulengo), Batalha de Breaking e apresentações de dança e música durante todos os dias da FIART; Ação 2 – Festival Parafolclórico (Competitivo) que está em sua 21ª edição e Mostra de Grupos Folclóricos em parceria com as Prefeituras; Ação 3 – Salão “O melhor do artesanato potiguar” e Ação 4 – Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.
Fonte: Portal Novo Notícias