Curta potiguar retrata parto humanizado no Estado

O movimento pela humanização do parto no RN, registrado pelo ponto de vista daquelas que vivem e sentem isso de perto. É o que está nas imagens do curta documental “Luzidas”, dirigido por Jaya Pereira e Stephanie Bittencourt, que será lançado sábado (13), às 18h30, na Margem Hub, Lagoa Nova. Na ocasião terá o show “Ventre e Voz”, de Ana Thomaz, com Aiyra e Rousi Flor de Caeté. 

O filme reúne histórias e paisagens que vão desde a capital ao interior do estado, do sertão seridoense às serras de São Bento e lagoas de Nísia Floresta, ouvindo parteiras tradicionais,  doulas, enfermeiras obstetras, parturientes e ativistas. As personagens  somam relatos, ideias, e entrelaçam sentimentos, combinando filme etnográfico e técnicas de rotoscopia. A montagem e edição são de Pipa Dantas, e animação e identidade visual de Júlia Donati. 

O filme, além de trazer uma abrangente variedade de vozes femininas, de diferentes regiões do Estado, conta com uma trilha sonora toda composta por artistas locais. O cenário de parto ainda é associado a uma excessiva medicalização e postura intervencionista diante do nascimento, segundo dados do inquérito nacional da Fundação Oswaldo Cruz e outras pesquisas. O projeto teve apoio da Prefeitura do Natal através do Edital Cine Natal 2021 (Funcarte).

Serviço:

Lançamento do documentário “Luzidas”. Sábado, às 18h30, na Margem Hub (Rua da Sheelita, 59, Lagoa Nova).  

Fonte: Tribuna do Norte

Deixar uma resposta