O potiguar Arthur Vilar venceu a primeira etapa do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, na Praia do Borete, em Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco. Campeão brasileiro da sub-12 no ano passado, o representante de Baía Formosa foi campeão na categoria sub-14, na maior surpresa das finais disputadas no domingo.
Ele foi um dos cinco surfistas a decidir dois títulos nesta primeira etapa do circuito. Arthur ficou em terceiro lugar na sub-12.
Arthur Vilar tinha conseguido as maiores notas do dia – 8,67 e 8,33 -, mas não conseguiu repetir essas atuações nas duas finais que disputou.
Mesmo assim, as notas 5,83 e 5,13 que conseguiu nas primeiras ondas que surfou na final sub-14 foram suficientes para garantir a vitória por décimos de diferença. Arthur Vilar totalizou 10,96 pontos, contra 10,57 do paranaense Anuar Chiah.
Na final do sub-12, Arthur Vilar saiu na frente, mas perdeu a bateria decisiva para o paraibano Iago Bellotti – o cearense Phellype Silva ficou em segundo lugar.
O RN teve outros resultados de destaque na abertura do circuito nacional das categorias de base da Confederação Brasileira de Surfe. Maria Clara foi vice-campeã no sub-14 feminino.
Na principal categoria, a sub-18, Adauto Sena e Rafael Barbosa foram segundo e terceiro colocados – o vencedor foi o pernambucano Luan Ferreyra.
No ranking brasileiro por equipes, o RN terminou na sexta posição, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Santa Catarina.
Fonte: GERN