Servidora alega ter sido demitida por usar emenda de Styvenson; secretaria nega

Uma servidora efetiva do Hospital Tarcísio Maia, localizado em Mossoró, afirmou em um áudio que circula nas redes sociais que perdeu um cargo comissionado em razão de interferência política. Eleitora do senador Styvenson Valentim (Podemos), ela diz ter sido exonerada porque adquiriu aparelhos de saúde com uma emenda destinada pelo parlamentar, que faz oposição à governadora Fátima Bezerra (PT).

De acordo com a servidora Leudimar Lima, ela teria sido exonerada do cargo comissionado de diretora administrativa-financeira no hospital a mando da própria governadora e da deputada estadual Isolda Dantas (PT). A funcionária sugere no áudio que a diretoria do hospital teria ficado insatisfeita com o uso do recurso.

“Isso aí [o aparelho] foi a minha saída do Tarcísio Maia, porque eu tinha o dinheiro, eu era diretora administrativa e financeira e estávamos há um ano sem aparelho, as crianças se engasgavam e iam para Natal. Então eu fiz o processo do aparelho [de endoscopia] e do arco cirúrgico com a emenda dele [Styvenson]”, explicou a servidora.

Após a aquisição, Leudimar disse que a diretora do hospital informou o ocorrido à governadora, o que motivou a insatisfação de Fátima e de Isolda. A deputada estadual, por sua vez, teria dito que a servidora não poderia mais ficar na função, a não ser que ela rompesse politicamente com Styvenson.

“Eu disse: não existe isso, eu sou concursada, vocês me botaram aqui por causa da minha eficiência. Se for por isso, não tem problema. Pode me tirar agora, mas eu não vou deixar de fazer as coisas não. Se me deixar aqui no Tarcísio eu vou usar essa emenda dele [Styvenson] todinha”, acrescenta.

Sesap afirma que vai apurar conduta

Apesar do desabafo, dois documentos contrariam a versão da servidora. Um deles é o Memorando 4/2022, da Sesap, que solicita a aquisição de aparelhos de endoscopia para o Hospital Tarcísio Maia com recursos de emenda parlamentar. No outro documento (Memorando 19/2021) é solicitada a aquisição de um arco cirúrgico (intensificador de imagem) para equipar o centro cirúrgico do hospital.

Após a repercussão do áudio da servidora, a Secretaria de Saúde do RN se manifestou por meio de nota e negou as afirmações de Leudimar, afirmando que ela deixou o cargo em dezembro do ano passado por não cumprir as expectativas com relação à função que exercia.

Ainda de acordo com a Sesap, 70% dos recursos da emenda parlamentar em questão já foram aplicados na compra de arcos cirúrgicos, equipamentos de broncoscopia, endoscopia, perfuradores ósseos, camas, colchões, entre outros.

“O restante do valor para reforma e ampliação física está em fase de licitação, em conjunto com outros recursos destinados por emendas parlamentares para outras unidades, a partir de trabalho conjunto com a Secretaria de Estado da Infraestrutura”, explica a pasta.

Senador visita hospital para inspeção

Em um vídeo publicado nas redes sociais na última segunda-feira 29, o senador Styvenson Valentim mostrou uma visita que fez ao Hospital Tarcísio Maia, localizado na região Oeste potiguar, para fiscalizar a aplicação das emendas destinadas por ele. Segundo o parlamentar, a unidade recebeu de seu mandato R$ 12 milhões para reforma, ampliação e compra de equipamentos.

“Diante de um governo caótico, o resultado é a ineficiência. A unidade está caindo aos pedaços, faltam equipamentos e há pacientes em corredores. Não sei o que tem na cabeça da governadora. Ela prefere deixar milhões parados em vez de investir na melhoria do hospital. Vamos continuar fiscalizando de perto e cobrando para que esse dinheiro chegue até à população”, escreveu Styvenson no post.

No vídeo, o senador conversa com pacientes e servidores da unidade. Ele afirma, em um trecho do vídeo, que a situação do hospital está “péssima”, mas que isso não se dá por falta de dinheiro.
Em certo momento do vídeo, servidores mostram aparelhos adquiridos recentemente pelo hospital e afirmam que foram “a salvação da endoscopia”. “Se eu não cobro não tinha aparecido nada disso”, declara Styvenson.

Fonte: AGORA RN

Deixar uma resposta