O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com todos os ministros do governo na manhã desta quinta-feira (15), e o evento deve marcar a saída de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo. Com o cargo ameaçado desde o mês passado, ela conseguiu adiar a demissão mesmo sob forte pressão do partido dela, o União Brasil, e vai ter a chance de se despedir do presidente e dos colegas no encontro que vai ocorrer no Palácio do Planalto.
Lula e Daniela se encontraram na última terça (13) para discutir a situação política da ministra, e o chefe do Executivo decidiu não demiti-la naquele momento para poupá-la de uma saída conturbada. Apesar de já ter dado aval para a troca dela, o presidente tem uma boa relação pessoal com Daniela. Lula não quis simplesmente rifá-la do governo, o que poderia comprometer o prestígio que tem com a ministra, e buscou uma espécie de “saída honrosa” para ela.
Dessa forma, na reunião ministerial desta quinta, Daniela deve fazer um balanço da passagem dela pelo Ministério do Turismo, enquanto o presidente deve agradecer à ministra pela contribuição ao governo. Se demitida, Daniela voltará à Câmara dos Deputados, onde promete dar apoio a Lula. “Nós somos Lula até o fim”, declarou ela nessa quarta (14), em audiência no Senado.
Fonte: R7