General Girão coloca assessor para controlar Podemos de olho na Prefeitura do Natal

Esquenta nos bastidores o nome do deputado federal General Girão (PL) como “representante do bolsonarismo” na disputa pela Prefeitura do Natal. O general foi o deputado federal mais votado da direita em Natal na campanha do ano passado, quando obteve 30.226 votos no município, sendo o segundo mais votado da capital naquele pleito. Ele ficou atrás apenas de Natália Bonavides (PT), que conseguiu 52.198 votos.

De olho em um arco de alianças, o atual chefe de gabinete do deputado, Godeiro, assumiu a presidência estadual do Podemos. Com isso, a legenda também estará sob a liderança do parlamentar do PL. Godeiro é formado em Direito e Teologia, especialista em Administração Pública, MBA em Gestão Pública, ex-secretário geral estadual do PSL/RN e do PSC/RN. Ele terá como vice-presidente o médico Geraldo Pinho, que foi candidato a senador. Girão quer o espaço que representa a direita, o segmento conservador da capital potiguar e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Movimentos sociais da direita querem candidatura própria do PL em Natal.

Na visão dos bolsonaristas, Girão é um homem de posições claras, a favor da família, da liberdade religiosa e um representante legítimo do maior líder conservador da direita, Jair Bolsonaro. Em Natal, o deputado estadual Coronel Azevedo (PL) já manifestou apoio à pré-candidatura de General Girão.

PÉ NA ESTRADA

O deputado federal João Maia, que está de saída do PL, foi ontem a São Rafael, onde o prefeito Reno Marinho, também do PL, o recebeu. Reno é presidente da Associação dos Municípios da Região Central e do Vale do Açu Potiguar (Amcevale) e deve acompanhar João na filiação a outra sigla partidária.

ALIÁS

O prefeito Emídio Júnior, de Macaíba, já comunicou ao deputado João Maia que também não ficará mais no PL, devido à nova visão radical da sigla. O União Brasil anda de olho na filiação do prefeito. Ontem, ele comemorou o anúncio feito pela governadora Fátima Bezerra e pelo presidente Lula da instalação em Macaíba da primeira fábrica da Shein na América Latina.

PRESTÍGIO

O presidente Lula da Silva (PT) fez questão de postar em suas redes sociais que o Rio Grande do Norte terá uma fábrica para a produção de roupas da marca chinesa Shein. Estão previstos investimentos de R$ 150 milhões. Lula postou sorridente ao lado da governadora Fátima Bezerra.

FORA

Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por 5 votos a 2 tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. O ex-presidente somente estará apto a se candidatar novamente em 2030, aos 75 anos, ficando afastado portanto de três eleições até lá (sendo uma delas a nacional de 2026). Dependendo do clima do fim de semana, Bolsonaro é aguardado em Natal para o evento da segunda-feira 3, quando o senador Rogério Marinho será empossado no comando do PL no RN.

2024

Wesliane, filha de Wendel Lagartixa, se filiou ao Democracia Cristã e vai disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Natal. Chateado com o “abandono” do PL, Lagartixa anunciou nas redes sociais que sua filha se filiou ao partido Democracia Cristã e vai para a disputa em 2024. A filiação foi realizada no Partage Norte Shopping. O ex-candidato a deputado estadual é considerado inelegível pelo TSE.

CENTRO

Pesquisas Datafolha, Ipec e Quaest divulgadas em junho mostraram que é possível dividir o sentimento do eleitor com o Governo Lula em três blocos com tamanhos parecidos: os que apoiam o petista, os que o rejeitam e aqueles que acham regular o seu mandato. A questão que intriga desde 2022 é a seguinte: o que é, afinal, esse segmento, que não é seduzido pelos extremos, mas não foi capturado pelo Centro?

INÉDITO 

Um estudo inédito e exclusivo, feito pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Agência Ideia, mostra que esse eleitor é complexo e vai exigir mais esforço do que se dispendeu até aqui para ser conquistado.

NEM-NEM

Conforme mostra a pesquisa Locomotiva-Ideia, a grande maioria do eleitorado nem-nem (78%) não se identifica na escala esquerda-direita — 41% nunca tiveram posição política, 18% já tiveram, mas mais, e 19% simplesmente não sabem se posicionar. “A falta de diferença clara entre os partidos torna a eleição muito mais personificada do que ideológica”, diz Márcia Cavallari, CEO do Ipec.

DECISÃO

Tornado inelegível até 2030, Jair Bolsonaro deixou claro a aliados e interlocutores que não pretende transferir seu espólio eleitoral agora. A avaliação é de que, se fizesse isso agora, o ex- -presidente estaria admitindo de vez a derrota e queimando aquele que ungirá em 2026 como candidato da direita ao Palácio do Planalto.

RESISTÊNCIA

Um estudo inédito e exclusivo, feito pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Agência Ideia, mostra que esse eleitor é complexo e vai exigir mais esforço do que se dispendeu até aqui para ser conquistado. Tradicional ponto de encontro de militantes de esquerda em Natal, a Cervejaria Resistência foi parcialmente incendiada na madrugada de sexta-feira 30. O dono do local disse que o motivo do incêndio foi um curto-circuito em um ventilador que foi deixado ligado na noite anterior. A cervejaria, que faria um evento ontem à noite para comemorar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, iniciou uma campanha nas redes sociais para arrecadar recursos para reconstruir o espaço.

Fonte: AGORA RN

Deixar uma resposta