O vereador de Natal Robério Paulino (PSOL) se acorrentou, na manhã desta terça-feira (11), a uma árvore no canteiro central da avenida Jaguarari, em Lagoa Seca. O parlamentar está protestando contra a Prefeitura da capital, que está fazendo a remoção das plantas do canteiro para obras na via. O Município, porém, garante que haverá o replantio. Rogério paulino, porém, critica a medida tomada pela Prefeitura.
Em uma postagem nas redes sociais, o vereador disse que o Município está fazendo a retirada de espécies que são preservadas por lei, como o Pau-Brasil, e não somente Nim e Algarobas. Segundo Robério Paulinho, seria possível fazer as intervenções na avenida Jaguarari sem a retirada do canteiro central.
“Vamos ficar aqui. Se quiserem derrubar as árvores, vão ter que nos serrar no meio”, disse o vereador.
Pela manhã, o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega, explicou que a retirada de árvores no canteiro é necessária para as intervenções na via e que, por lei, quando não há alternativa, é possível se fazer a remoção. Contudo, o secretário disse que as árvores espécies que devem ser preservadas serão replantadas nas calçadas, mas não árvores como Algodão, Nim e Algaroba, espécies que trazem trazem problemas à estrutura das vias.
O projeto na avenida Jaguarari é da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), para deixar a via em mão única, e foi autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Apesar da remoção das árvores, haverá o replantio nas calçadas da via.
Tribuna do Norte