Estradas do RN continuam sendo alvo de reclamações

As condições das estradas estaduais do Rio Grande do Norte continuam sendo alvos de reclamações, mesmo com o programa de recuperação das vias, anunciado em abril passado. Segundo o Governo, a primeira fase, iniciada desde então, tem investimento assegurado de R$ 62 milhões. Contudo, municípios dos principais circuitos turísticos ainda sofrem os efeitos negativos da falta de conservação das estradas de acesso.

Em Tibau do Sul, um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte pelos turistas que visitam a praia da Pipa, a Prefeitura da cidade informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o problema continua. “A Prefeitura de Tibau do Sul classifica o estado da RN 003, que é a única via de acesso terrestre ao destino turístico Pipa, como péssimo. Considerando que Pipa figura como principal polo turístico potiguar depois da capital, entende-se que a necessidade de investimento e atenção deveria ser acentuada ao contexto”, destacou.

A RN 003 liga a BR 101, na altura do município de Goianinha, até a Praia da Pipa. Qualquer pessoa que se dirige àquele município se depara com a quantidade de buracos na pista, oferecendo perigo aos motoristas e causando uma impressão que contradiz as belezas e que os visitantes encontram naquele destino destino turístico.

A Prefeitura destacou que sem estradas adequadas, além  do cidadão que transita por essas, a cadeia produtiva da região é prejudicada. “Apesar der não termos dados oficiais que mensurem a perda em números, a impressão geral da cadeia produtiva é que o estado das estradas é desestimulante para o turista que nos visita e consideraria o retorno”, enfatiza. 

Com isso, a Prefeitura de Tibau do Sul protocolou ofícios no DER – Departamento de Estradas e Rodagens – e no gabinete da Governadora Fátima Bezerra reforçando a necessidade de um investimento planejado e duradouro no trecho da RN 003.  “Recebemos uma quantidade expressiva de turistas regionais, nacionais e internacionais. Somos um destino consolidado e nossa economia gira quase que exclusivamente em torno do turismo. É de extrema importância que o governo do estado tenha um olhar de cuidado com a rodovia que dá acesso ao destino Pipa”, pontuou a Prefeitura em nota.

Fora dos eixos turísticos mais famosos, outras estradas também padecem, como a RN 120, uma das mais prejudicadas e que liga o município de São Paulo do Potengi à BR-304. “É um dos piores trechos do estado. Praticamente não existe mais pavimentação há mais de um ano. Muita gente não usa esse trecho depois das 20h. Foram registrados na delegacia de polícia civil da cidade 10 assaltos de veículos em menos de um ano”, relata o prefeito da cidade, Eugênio Pacelli Souto.

O presidente de Lagoa Nova e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, disse que presenciou obras em algumas estradas que estavam em situação preocupante. “Tenho andando em algumas estradas e encontrado muitas intransitáveis que causam insegurança para o trânsito de veículos devido sua deterioração sem manutenção. Assim como também encontrei alguns trechos em obras, como entre Mossoró a Dix Sept Rosado e entre Jardim de Piranhas e Caicó”, informou.

Segundo ele, a recuperação das estradas é uma reivindicação permanente dos municípios. “Manter as estradas em condições desafoga o transporte de produção dos produtores e permite a interiorização do turismo. Nesse caso, há uma troca de economias e segurança de tráfego”, destacou o presidente da Femurn.

Pelo menos no caminho para Martins, na região Serrana, os visitantes que se dirigirem ao Festival Cultural e Gastronômico que acontece a partir do dia 21 próximo, já encontrarão a via em situação melhor do que meses atrás. “Graças a Deus, aqui em Martins não teremos tanto problema nesse sentido porque as obras da operação tapa-buracos do Governo do Estado estão quase concluídas”, disse a prefeita da cidade, Mazé Gurgel.

O XV Festival Gastronômico e Cultural de Martins acontece entre os dias 21 e 23 de julho, consolidado como um dos principais eventos da região do alto oeste potiguar, com shows musicais, restaurantes, docerias, foodtrucks, oficinas e minicursos gastronômicos. “Temos um festival grandioso que fomenta a economia da cidade e que colabora com o desenvolvimento. Por isso a importância do Governo manter o acesso bem preservado”, destacou a prefeita.

Em São Miguel do Gostoso, as obras nas estradas também animam. A secretária de Turismo e Comunicação da cidade, Janielle Linhares, conta que tanto a BR 101, quanto a RN 224 estão sendo ou foram recuperadas. “Conseguimos em parceria com o DNIT toda a recuperação asfáltica da BR 101 que liga a RN 224. Nessa RN, em parceria com o DER, temos conseguido realizar a recuperação”, disse.

Contudo, ainda há um desafio maior para fortalecer o turismo por lá. Dar a mesma atenção às estradas que cortam o município e que levam às praias locais. “Estamos lutando para conseguir a execução das estradas desde o centro até a Praia de Tourinhos, uma das mais procuradas. Dessa praia até a praia do Marco e à cidade de Parazinho, é outro sonho nosso. Isso vai possibilitar o acesso, o escoamento da produção e o avanço do turismo em outras áreas rurais desenvolvendo a cidade. Seria um dos maiores avanços”, resalta a secretária.

Avanços

Nenhum representante da Secretaria de Infraestrura do Estado (SIN/RN) ou do DER atenderam o pedido de entrevista da TRIBUNA DO NORTE, contudo, a SIN informou que a operação de conservação das estradas está adiantada em cerca de 20% com alguns trechos superando essa marca e até concluído.

Também disse que nesse mês, publicará o edital de licitação para a etapa de recuperação de trechos críticos, que correspondem à segunda etapa do plano. “As demais ações, como construção de novos trechos e requalificação de alguns trechos existentes, já temos projetos prontos mas, dependemos de liberação de recursos do governo federal”, informou a pasta.

A segunda etapa estava prevista para também começar em abril, com a publicação dos editais de licitação. Agora em julho começariam as obras e contemplariam todos os sete distritos rodoviários do estado. O investimento total anunciado é de R$ 150 milhões entre 2023 e 2024, com recursos do próprio Governo do RN.

Já a terceira fase contará com aporte de recursos federais e compreende a implantação de novas rodovias, além da readequação e do aumento da capacidade de rodovias já existentes.

Lista das obras do Plano de Recuperação das Estradas

Veja abaixo quais as obras do plano de recuperação e quais estão concluídas

RN 117, trecho: Mossoró – Gov. Dix-Sept Rosado – Caraúbas

RN 015, trecho: Mossoró – Baraúna

RN 016, trecho: Assú – Carnaubais 

RN 117, trecho: Olho D’Água dos Borges – Caraúbas (Concluído)

RN 086, trecho: Parelhas – Equador

RN 288, trecho: Entr. BR 427 (Caicó) – Jardim de Piranhas

RN 288, trecho: Caicó – Acari

RN 041/087, trecho: Currais Novos – Lagoa Nova (trecho concluído)

RN 023, trecho: João Câmara – Touros

RN 120, trecho: João Câmara – Touros

Acesso, trecho: BR 101 – Rio do Fogo

-RN 120, trecho: entr. BR 406 – Bento Fernandes – entr. BR 304 (trecho concluído)

-RN 221, trecho: netr. BR 101 – São Miguel do Gostoso (trecho concluído)

-RN 023, trecho: João Câmara – Jardim de Angicos (trecho concluído)

-RN 051, trecho: Entr. BR 406 – Poço Branco (trecho concluído)

-RN 401, Entr. BR 406 – Guamaré (90% concluído)

-RN 317/160, trecho: Santo Antônio – Brejinho 

– RN 093, trecho: Tangará – São José de Campestre – Passa Fica – Divisa RN / PB (Revisão – Equipe 01)

-RN 002, trecho: Santo Antônio – Lagoa de Pedras 

-RN 003, trecho: Goianinha – Tibau do Sul – Pipa

RN 091, trecho: Santa Cruz – São Bento do Trairí

RN 160, trecho: entr. RN 317 – Passagem (trecho concluído)

RN 003, trecho: Goianinha – Espiríto Santo (trecho concluído)

RN 023, trecho: Santa Cruz – Cel. Ezequiel – Jaçanã (trecho concluído)

RN 062, trecho: Entr. BR 101 – Baía Formosa (trecho concluído)

RN 003, trecho: Goianinha – Pipa (trecho concluído)

RN 269, trecho: Passe e Fica – Serra de São Bento – Monte das Gameleiras (trecho concluído)

RN 023, trecho: Cel. Ezequiel – Jaçanã (trecho concluído)

RN 120, trecho: Senador Elói de Souza – São Paulo do Potengi

Acesso, trecho: entr. RN 064 (Boa Vista) – Coqueiros

Acesso, trecho: Parnamirim – Japecanga – Mendes

RN 063, trecho: Natal – Pirangi

RN 305, trecho: BR 101 – Pitangui (trecho concluído)

RN 306, trecho: Pitangui – Graçandú – Barra do Rio (trecho concluído)

RN 304, trecho: entr. Moema Tinoco – Genipabú (trecho concluído)

Acesso, trecho: Pitangui – Jacumã (trecho concluído)

RN 3016, trecho: entr. BR 101 – Monte Alegre (trecho concluído)

RN 315, trecho: entr. RN 316 – Vera Cruz (trecho concluído)

RN 160, trecho: Macaíba – Vera Cruz (trecho concluído)

Acesso, trecho: entr. RN 160 (Cana Brava) – Traíras (trecho concluído)

RN 177, trecho: Pau dos Ferros – Encanto – São Miguel

RN 075, Umarizal – Martins – Serrinha dos Pintos – Entr. BR 226

RN 117, trecho: entr. BR 405 – Paraná (trecho concluído)

RN 073, trecho: entr. BR 405 – Riacho de Santana (trecho concluído)

RN 079, trecho: entr. BR 405 – Água Nova (trecho concluído)

RN 118, trecho: Ipanguaçu – Alto do Rodrigues

RN 041, trecho: entr. BR 304 – Santana dos Matos

Tribuna do Norte

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