Número de turistas estrangeiros no RN cresce 91,9% no 1º semestre

A chegada de turistas estrangeiros ao Rio Grande do Norte cresceu 91,97% no comparativo entre o primeiro semestre deste ano com igual período de 2022. Os dados, da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, indicam que, de janeiro a junho do ano passado, 4.359 turistas estrangeiros chegaram ao Estado. Em 2023, o número foi a 8.368 nos primeiros seis meses. Os dados mostram que o RN foi o terceiro estado do Nordeste brasileiro que mais recebeu turistas nesse primeiro semestre do ano, abaixo apenas da Bahia (63.227) e de Pernambuco (23.805). O cenário local segue uma tendência de crescimento registrada em todo o Brasil. De acordo com a Embratur, de janeiro a junho deste ano, o País recebeu 3,246 milhões de turistas estrangeiros, o que representa 92% do total registrado nos 12 meses de 2022 (3,6 milhões).

RN foi o terceiro estado do Nordeste que mais recebeu turistas nesse primeiro semestre do ano, abaixo apenas da Bahia e PE
Alex Régis

Segundo o chefe de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Arthur Vasconcelos, a alta no RN se dá, dentre outros pontos, em razão da reativação dos mercados emissores internacionais para o Estado, que vem sendo realizada desde o início da retomada pós-pandemia. A Emprotur é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria de Turismo (Setur-RN). Segundo Arthur Vasconcelos, Argentina,  Portugal, Chile, Estados Unidos e Uruguai, nesta ordem, são os países que mais enviam turistas ao RN, que ocupa o 13º lugar no ranking nacional, que pode ser alterado ao longo do ano. 

Para Arthur Vasconcelos, o trabalho executado pela própria Emprotur e pela Embratur, é outro fator que tem contribuído para o atual cenário. “A nova forma de trabalho adotada na Emprotur desde 2019 foi diretamente responsável por isso. Hoje, o uso da inteligência de mercado é um dos grandes diferenciais na gestão do turismo do nosso destino, o que nos permite identificar e captar de forma mais eficiente os turistas que desejam chegar ao Estado, além de compreender seus comportamentos e suas principais necessidades”, explicou. 

“Por fim, a reconstrução da imagem internacional do Brasil por parte da Embratur foi essencial para o aumento do fluxo de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte”, complementou Vasconcelos. Para o chefe de Inteligência da Emprotur, diversas atividades estão previstas com foco nos turistas de fora do Brasil. “Está em nosso planejamento a participação em feiras e roadshows para o segundo semestre do ano, assim como a realização de campanhas cooperadas, no mercado sul-americano e no mercado europeu. O formato e os destinos onde ocorrerão essas campanhas foram escolhidos de maneira estratégica, a partir da análise de dados realizada pelo setor de inteligência da Emprotur”, pontua.

Quem trabalha no setor, vibra com os números. É o caso de Damien Hettinger, concierge de um hotel em Ponta Negra, principal região turística de Natal. “Tem um aumento significativo que é perceptível, dos turistas de um modo geral, incluindo os estrangeiros. É um público que tem um potencial de consumo maior e isso acaba impactando de forma positiva na hospedagem e no setor de alimentação e passeios. A gente que trabalha na parte receptiva vê essa retomada de forma gratificante. O turista estrangeiro é muito bem-vindo”, comemora.

Trade turístico tem expectativas positivas

As entidades ligadas ao trade turístico do Rio Grande do Norte comemoraram o aumento do número de turistas estrangeiros no Estado e afirmaram que as expectativas são positivas até o final do ano. Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN), disse que “a intenção é que os números só aumentem”. Ele destacou a atuação da entidade para o bom desempenho do setor.

“É um aumento significativo e isso mostra que o trabalho desenvolvido pela ABIH e o trade turístico potiguar vêm mostrando bons resultados. No primeiro semestre realizamos algumas ações de divulgação e promoção do destino, tanto dentro como fora do País. Os dados estão aí para comprovar que as estratégias são eficazes. Estamos bem confiantes com a expectativa para o segundo semestre”, afirmou. Ele pontuou que a Associação está empenhada em ações futuras para atrair esse público. Uma delas é a participação na Meeting Brasil – Latin America, que passará por quatro países.

Para a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (ABAV-RN), Michelle Pereira, os números ratificam que o mercado está em retomada após a pandemia. Ela chama atenção para um aspecto: o da segurança. “O estrangeiro procura como primeiro destino para viajar o local considerado seguro. Se eles estão voltando é porque estão vendo com bons olhos a questão da segurança”, sublinhou. “Essa é uma retomada que ocorre no pós-pandemia, onde saem fortalecidos nosso Estado e nossa economia”, acrescentou.

Habib Chalita, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS-RN) celebrou o bom momento e frisou que é preciso pensar os próximos passos para o setor. “Essa alta é muito importante, tendo em vista a pandemia que atingiu fortemente variados setores. O crescimento como faz aqueles que integram os segmentos ligados ao turismo pensem como trabalhar para incrementar seus empreendimentos para os próximos anos”, destacou Chalita, que disse estar confiante de que o bom momento continue. “Sou bem otimista que possamos trazer ainda mais turistas para Natal”, indicou.

Embratur cita fatores para alta

Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o aumento registrado no País é atribuído a fatores, como o número de voos com destino ao Brasil, tanto os já realizados quanto os previstos até dezembro, que aumentou 40% em comparação com 2022, saindo de 46.223 para 64.783. Os dados são da própria Embratur com a Fowardkeys. O impacto é observado nos dados referentes à economia, que tem sido impulsionada pelo trade.

 “O Banco Central divulgou os dados dos cinco primeiros meses do ano sobre a entrada de divisas com o consumo do turista estrangeiro: US$ 2,7 bilhões (R$ 13 bilhões), valores que nos colocaram em um patamar de recuperação de pré-pandemia”, informou a Embratur.

Segundo a Agência,  o top 5 dos países que mais desembarcaram no Brasil nos primeiros cinco meses deste ano é formado por Argentina (1,3 milhão de turistas), Estados Unidos (327 mil), Paraguai (233 mil), Chile (223 mil) e Uruguai (199 mil). São Paulo (1,03 milhão), Rio Grande do Sul (791,8 mil), Rio de Janeiro (600,1 mil), Paraná (399,9 mil) e Santa Catarina (204,7 mil) foram as principais portas de entrada dos viajantes internacionais.

PANORAMA

Turistas estrangeiros nos estados do Nordeste e RN

Bahia (6º)

2022: 19.538

2023: 63.227

Aumento: 223,6%

Pernambuco (8º)

2022: 9.045

2023: 23.805

Aumento: 163,18%

RN (13º)

2022: 4.359

2023: 8.368

Aumento: 91,97%

Fonte: Embratur

Tribuna do Norte

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