Vendas do varejo brasileiro caem 4,2% em julho de 2023, diz pesquisa

As vendas do varejo brasileiro caíram 4,2% em julho de 2023 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo um estudo da empresa de meios de pagamento Stone divulgado nesta sexta-feira (11). De acordo com a companhia, o resultado representa estabilidade para o setor.

O relatório mapeou o comportamento do varejo em 6 segmentos, dos quais metade apresentaram aumento na variação de vendas. Leia:

  • livros, jornais, revistas e papelaria: + 1,8%;
  • móveis e eletrodomésticos: +0,8%;
  • tecidos, vestuário e calçados: +0,6%;
  • hipermercados, mercados, bebidas e fumo: – 4,9%;
  • material de construção: – 1,4%;
  • artigos farmacêuticos, médicos e ortopédicos, perfumaria e cosméticos: – 0,7%.

REGIONALIDADE

Somente 6 Estados aumentaram as vendas no varejo em julho de 2023:

  • Amazonas: +17,3%;
  • Minas Gerais: +5,0%;
  • Rondônia: + 3,2%;
  • Acre: + 3,1%;
  • Mato Grosso do Sul: + 2,6%;
  • Espírito Santo: + 0,3%.

Segundo o levantamento, o Rio Grande do Norte registrou a quinta maior queda em vendas no varejo, no mês de julho, acima da média nacional. Veja as unidades da federação com as maiores quedas:

  • Paraná: – 7,5%;
  • Alagoas: – 7,3%;
  • Roraima: – 6,7%;
  • Rio Grande do Sul: – 6,0%;
  • Rio Grande do Norte: – 5,9%
  • Mato Grosso: – 3,9%.

Esta é a 7ª edição da pesquisa da Stone para o varejo. O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer FED (Finance do Federal Reserve Board), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. A partir da edição mais recente, o relatório passa a considerar operações via voucher, Pix, Ton (solução da própria Stone).

Com informações de Poder 360

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