Governador do Amazonas afirma que vai cobrar uso do nome “Amazon” na COP28

O uso do nome “Amazon”, que designa uma das maiores multinacionais de tecnologia, vem sendo questionado pelo governador do Amazonas (AM), Wilson Lima (União Brasil), para quem a empresa vem utilizando o nome do estado sem destinar quaisquer benefícios para a região. Em anúncio, ele informou que planeja encontrar representantes da organização durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), que começa nesta quinta-feira (30), para fechar uma parceria.

Durante uma entrevista, Wilson Lima afirmou que “a Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia” e questionou a falta de retornos ao estado por isso. Por conta disso, o governador assegura que essa será uma das pautas a serem tratadas junto a representantes da Amazon, fundada por Jeff Bezos, com o propósito de chegar a um acordo com a empresa estadunidense.

Outro ponto que será levado à COP 28 é o projeto Amazônia 2030,  desenvolvido por pesquisadores brasileiros para efetivar um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia brasileira, que será lançado durante o evento.

A Conferência  vai reunir representantes de cerca de 200 países e 70 mil pessoas e, pela primeira vez, vai apresentar um balanço global de como cada país está atuando para cumprir com o Acordo de Paris, quando as nações se comprometeram a limitar o aumento da temperatura da terra a 1,5º C acima dos níveis pré-industriais.

 

Tribuna do Norte

Deixar uma resposta