A Governadora Fátima Bezerra participa nesta segunda-feira (8), da cerimônia nomeada “Democracia Inabalável”, que tem por objetivo reafirmar a importância do sistema democrático do país e marca um ano da invasão aos prédios dos Três Poderes em Brasília. Entre os presentes no ato, estarão o presidente Lula, o líder do Senado, Rodrigo Pacheco, além do representante do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. A solenidade está marcada para às 15h, no Congresso Nacional.
A participação da Governadora Fátima Bezerra foi anunciada por meio das redes sociais. Na ocasião, ela estará representando os governadores do país. Ao todo, são esperados cerca de 500 convidados, incluindo a ex-ministra do STF que presidia a corte na época dos ataques, Rosa Weber, e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Entre as ausências confirmadas, estão a de Tarcísio de Freitas (SP), Jorginho Mello (SC) e Ratinho Júnior (PR). O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que a princípio estaria presente na solenidade, teve a participação cancelada. Segundo a assessoria do parlamentar, ele não vai retornar à Brasília em razão de “problemas de saúde na família”.
8 de janeiro de 2024
No dia 8 de janeiro de 2023, assim como as instalações do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, a sede da Corte foi invadida e depredada, fato inédito no tribunal. Um ano após os atos, dos mais de 2 mil detidos durante a invasão, 66 investigados continuam presos pela incitação, financiamento e execução dos atos.
Tribuna do Norte