O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta terça-feira (16), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que podem ser consultados pelos candidatos que fizeram as provas nos últimos dias 5 e 12 de novembro. O acesso às notas deverá ser feito por meio da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), com o login único da plataforma gov.br. Ao todo, 100.712 pessoas se inscreveram no Enem, no Rio Grande do Norte. O número representa 2,6% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.
A coordenadora pedagógica do CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Cristine Rosado, diz que agora é a hora de transformar a ansiedade em planejamento. “Temos excelentes expectativas. Nossos alunos estão muito preparados e isso nos tranquiliza. Naturalmente a ansiedade é alta. É do humano sentir ansiedade em situação de testes. É preciso acolher, racionalizar e promover momentos para minimizar a angústia. Os alunos já receberão as notas de redação, notas por área, e isso favorece que eles tenham maiores expectativas ou que precisem se organizar diante de um resultado não esperado, se for o caso”, destaca.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo o Ministério d Educação (MEC), as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas somente em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame. O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Tribuna do Norte