Festival Cine Verão reúne amantes da produção cinematográfica independente

Três dias para celebrar o audiovisual potiguar e brasileiro, com música, discussões, exibições, e vista para o mar. Será a 5ª edição do Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol, que será realizado de 24 a 26 de janeiro (quarta a sexta), no Espaço D’Praia, em Ponta Negra. O evento tem a proposta de ser um ponto de encontro para realizadores, profissionais do audiovisual, estudantes, e apaixonados em geral pela produção cinematográfica independente. A programação começará sempre às 16h, com acesso gratuito para todos.

A programação contará com a exibição de curtas, que irão integrar as duas mostras do projeto: a mostra “Cine Verão Brasil”, com produções brasileiras independentes e a mostra “Cine Verão Poti”, com obras de realizadores potiguares e rodados no estado do RN. Ambas as mostras são competitivas e os filmes serão avaliados por um júri técnico, como também pelo júri popular. Serão distribuídos troféus nas categorias de direção, roteiro, direção de fotografia, montagem, atuação, direção de arte, desenho de som, trilha sonora, cartaz e melhor filme.

Rodas de conversa sobre o audiovisual também serão destaque durante os três dias de programação. O festival será aberto nesta quarta, às 16h, com discotecagem da DJ e rapper Jennify C.; às 17h terá o debate “Lei Paulo Gustavo: Desafios e Oportunidades na Produção Audiovisual”, com as presenças de Babi Baracho (Caboré Audiovisual), Arlindo Bezerra (Bobox Produções), Josenilton Tavares (Secult), e Mary Land Brito (Secretária Extraordinária de Cultura do RN), com mediação de Nathalia Santana, diretora do Cine Verão. Às 18h, a programação volta com mais DJ sets, e as mostras de filmes nacionais e potiguares.

O segundo dia do festival, quinta (25), começará às 16h com DJ set de Janvita. Às 17h, o bate-papo “Estratégias de Distribuição: Ampliando o Alcance do Audiovisual Independente”, com presenças de Beta Rangel (Apt7 Filmes), Anna Andrade (Tarrafa Produtora & Distribuidora), Isabelle Campos (Pipa Filmes), com mediação de Gal Florentino, comunicador, produtor e pesquisador. Em seguida, continuam as mostras de filmes e DJ sets.

No último dia do evento, sexta (26), a programação será aberta com set da DJ Dandarona. Às 17h, haverá um encontro da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro, com a presença de Anna Andrade (Conselheira da Região Nordeste). Às 18h, haverá uma sessão especial do longa “Paloma” (2022), de Marcelo Gomes. O filme é sobre uma mulher trans agricultora que está decidida a realizar seu maior sonho: um casamento tradicional, na igreja, com seu namorado Zé. Às 20h, será realizada a cerimônia de premiação.

Criado em 2018, o Cine Verão tem foco em promover a cultura cinematográfica na região litorânea urbana da cidade, através de atividades formativas, fóruns, debates, e interações entre realizadores e amantes da 7ª Arte. A 5ª edição do Cine Verão conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão e Universidade Potiguar (UNP). É uma realização da Pinote Produções.

Serviço:
5º Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol. De 24 a 26 de janeiro, no Espaço D’Praia, em Ponta Negra. Rua Francisco Gurgel, 899. Acesso gratuito.

Deixar uma resposta