O Rio Grande do Norte deve ser beneficiado com 4,6 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Para o executivo do mercado da construção civil e COO da Incorporadora Kactus Hub, Rafael Matheus, as mudanças implementadas no MCMV facilitaram o acesso ao crédito e impulsionaram o mercado.
Entre as principais alterações, ele destaca o aumento do orçamento federal destinado a este tipo de financiamento, o aumento do valor máximo do imóvel a ser comprado, redução das taxas de juros para alguns segmentos e a flexibilização das regras de financiamento para famílias com renda informal.
“O ano passado foi um período de recuperação para o Minha Casa Minha Vida. Apesar de ainda estar abaixo do seu potencial máximo, o programa apresentou crescimento em relação aos anos anteriores. O mercado imobiliário está em um cenário favorável em 2024 e o programa do governo federal é importante para facilitar o acesso à casa própria para muitas famílias”, avaliou o executivo.
A expectativa para este ano é positiva. Com a economia em recuperação, a taxa de juros estável e o aumento na oferta de imóveis, as mudanças nas regras do programa devem contribuir para a ampliação da intenção de compra. Entre as principais vantagens do Minha Casa Minha Vida, Rafael Matheus enumera as taxas de juros mais baixas do mercado, os subsídios do governo de até R$ 55 mil para famílias de baixa renda e o financiamento a longo prazo, que pode chegar a 35 anos.
Moradias prontas são opção para Minha Casa Minha Vida
Entre as opções para quem quer adquirir um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida, estão as unidades habitacionais já construídas e prontas para morar. Entre elas, estão as casas duplex do Condomínio Residencial Jardine, em Parnamirim.
Diante do cenário favorável, esse tipo de moradia pode oferecer algumas vantagens para quem quer comprar a casa própria. Entre elas, condições especiais de pagamento, como entrada facilitada, em que o banco financia até 80% do valor do imóvel e os demais 20% são parcelados em até 36x; e um atendimento personalizado, com assessoria em todas as etapas da compra do imóvel.
As unidades contam com 65m² de área construída e 75m² de área total. O térreo tem varanda, sala de estar e jantar, banheiro social, cozinha, área de serviço e vaga de garagem. No primeiro andar, são dois quartos, sendo 1 suíte, e hall.
Para adquirir um imóvel no Jardine pelo MCMV, as famílias devem ter renda bruta familiar a partir de R$ 2.800,00; não ter financiamento imobiliário aberto ou imóvel no nome; não pode ter restrição financeira (nome sujo) e não pode ter sido beneficiado por outro programa habitacional do governo.