Após atraso, obra do Sandoval Wanderley deverá ser concluída até o fim de março

Datada para ser finalizada em dezembro de 2023 com a intenção de ser um dos palcos para as festividades do Natal em Natal, a obra do teatro Sandoval Wanderley, localizado no bairro Alecrim, zona Leste de Natal, teve atraso de três meses. Agora, de acordo com o secretário municipal de cultura, Dácio Galvão, o teatro será entregue no fim de março.

Segundo o responsável pela pasta, a reforma segue em progresso, faltando apenas a implantação do piso, revestimento acústico e o acabamento. Para ele, o principal desafio enfrentado durante a recuperação do teatro foi conseguir corresponder às expectativas culturais da cidade.

“Corresponder a expectativa que geramos, e vamos conseguir, de entregar para categoria um equipamento a altura de dramaturgias formadoras que a cidade exige”, disse.

Com o investimento de R$ 6 milhões, o valor da obra de recuperação foi distribuído na execução do projeto principal e dos complementares. Após a conclusão do serviço, a intenção da prefeitura de Natal é, de acordo com Dácio Galvão, “disponibilizar possibilidades de parceria pública privada objetivando dinâmicas exitosas pragmatizadas por instituições afins em outras cidades brasileiras”.

Ainda segundo ele, para os membros da comunidade da cultura local, a percepção da recuperação do espaço vem de forma positiva. “O anteprojeto de requalificação que foi emplacado pela prefeitura e transformado em projeto teve o mérito de auscultar detidamente o segmento teatral. De modo que a percepção é qualitativamente a melhor possível”.

Além disso, para o secretário, assim que a conclusão da obra for feita, as expectativas são que o local seja responsável por uma pulsação criativa do meio cultural que dialogue com as múltiplas linguagens e que “incorpore a Escola de Teatro Nereu Ramos, reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação, numa prática formação e capacitação” de profissionais.

O TEATRO

O teatro Sandoval Wanderley foi inaugurado em 1962. No entanto, depois de décadas de uso para peças teatrais, musicais, shows e cursos de atuação, o espaço cultural foi fechado para reforma em 2009.

Após mais de 10 anos fechado, no final de 2022, o teatro entrou em processo de obra de requalificação. Com isso, o projeto arquitetônico, feito como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi acatado pela prefeitura do Natal e passou por algumas mudanças.

ESTRUTURA

Apesar da estrutura do palco arena, da fachada e da antiga bilheteria do teatro serem mantidas, o local das apresentações terá um longo teto de vidro que contribuirá para luz natural e algumas apresentações em horários com a presença da luz do sol.

 

Agora RN

Deixar uma resposta