A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, realiza nesta segunda-feira (18), a abertura simbólica da campanha de vacinação contra a influenza no Rio Grande do Norte. A ação será realizada na unidade básica de saúde (UBS) do Golandim, a partir das 9h.
Segundo a Sesap, o Ministério da Saúde encaminhou mais de 360 mil doses neste primeiro lote para atender aos grupos prioritários. Entre eles, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde e gestantes.
O início da vacinação no RN começa uma semana antes da data sugerida pelo Ministério da Saúde, que é 25 de março, como o marco oficial de combate à influenza para as Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A coordenação do Programa Estadual de Imunização esclareceu que a decisão foi pactuada Câmara Técnica da Vacinação devido ao período de maior circulação dos vírus.
O Ministério da Saúde distribuiu mais de 360 mil doses neste primeiro lote para atender aos grupos prioritários. Entre eles, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes.
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A vacina utilizada na campanha é a trivalente, que protege contra os principais vírus da influenza em circulação no Brasil e pode ser aplicada em conjunto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Em 2023, foram aplicadas cerca de 961 mil doses da vacina contra a influenza no RN.
Públicos prioritários na vacinação:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- trabalhador da saúde
- gestantes
- puérperas
- professores do ensino básico e superior
- povos indígenas
- idosos com 60 anos ou mais
- pessoas em situação de rua
- profissionais das forças de segurança e salvamento
- profissionais das Forças Armadas
- pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
- pessoas com deficiência permanente
- caminhoneiros
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- trabalhadores portuários
- população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Novo Notícias