O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) comunicou uma alteração no cronograma da obra de desvio na BR-304, em Lajes, no interior do Rio Grande do Norte, devido às chuvas. Como resultado, a nova previsão é que o desvio entre em operação até o início de maio. As informações são do g1 RN.
Desde 31 de março, a BR-304 está bloqueada em Lajes, após o desabamento de uma ponte na estrada. Inicialmente, o Dnit planejava construir um desvio em 15 dias, porém, isso não se concretizou.
Em 16 de abril, o desvio foi inundado devido às chuvas e a cheia do Rio Ponta de Serra.
De acordo com o Dnit, “quando as condições climáticas permitem, as equipes do Departamento trabalham diligentemente para agilizar os trabalhos e liberar o tráfego na área o mais rápido possível”.
Quanto à construção da nova ponte, o Dnit informou que o anteprojeto para a contratação emergencial de uma empresa responsável pela obra está sendo avaliado pela equipe técnica da autarquia. O Dnit também mencionou que a nova estrutura terá configurações diferentes da ponte desmoronada, com o objetivo de aumentar a capacidade de vazão na área e reduzir o risco de acidentes.
Desvio particular
Com a interdição de um trecho da BR-304 na altura de Lajes, o proprietário de uma área próxima à região tem permitido a realização de um desvio alternativo para que motoristas não precisem optar pelas rotas alternativas oficiais.
A entrada que vem sendo utilizada fica em uma propriedade privada e passa por regiões de terras desniveladas.
O dono da propriedade está cobrando uma espécie de pedágio, no valor de R$ 30 por carro, para auxiliar nos custos com o trabalho das máquinas que operam na região.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não tem responsabilidade sobre o desvio particular e que a circunscrição do órgão é sobre a BR-304.
Agora RN
Foto: Reprodução