Prefeitura do Natal reforça investimentos em revitalização da Ribeira

A Prefeitura de Natal está realizando um investimento expressivo para a requalificação do Centro Histórico e, mais recentemente, da Ribeira, em especial. São ações integradas, com o objetivo de manter a memória cultural de uma área de importância histórica de valor inestimável. As intervenções vão desde novas áreas de atração turística, como o mirante da Pedra do Rosário, até investimentos em obras de drenagem que corrigem problemas antigos de pontos de inundação em algumas ruas.

“Estamos trabalhando para resgatar o valor desses bairros que, ao longo dos anos, foram sendo abandonados pelo Poder Público e até por muitas pessoas. Queremos, também, que essas áreas se tornem mais uma opção de polo turístico da cidade. Para isso, estamos realizando profundas mudanças, trazendo mais qualidade de vida e fazendo com que o próprio povo da cidade volte a frequentar a região”, explica o prefeito Álvaro Dias.

Nos últimos dias, o prefeito assegurou o investimento de R$ 7 milhões para a obra de requalificação da drenagem e pavimentação de mais de dois quilômetros em 10 ruas dos bairros. Os trabalhos serão executados nas ruas Teotônio Freire, General Glicério, Ferro Cardoso, Felinto Elizio, Rua Sem Nome, Almino Afonso, Travessa Severino David, Duque de Caxias, Olavo Bilaq e Esplanada Silva Jardim. “Essa área sofre com um problema crônico que está sendo potencializado pelo desgaste da rede de drenagem do local, há muitos anos sem um serviço de manutenção ou ampliação”, aponta Álvaro.

Além do problema histórico que atinge a região, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) detectou uma série de problemas que serão resolvidos com a obra. Dentre eles, o desgaste da drenagem existente, a partir da ocorrência de afundamentos das vias e afloramento de material do interior das galerias e canal de drenagem dos bairros.

Todas essas obras podem, inclusive, devolver ao bairro da Ribeira sua importância econômica. “O prefeito Álvaro Dias priorizou o projeto, buscou recursos em Brasília, determinou a integração institucional entre as secretarias do Município e o envolvimento de vários órgãos externos para realizarmos a transformação dessas áreas históricas, com grande acervo cultural e das origens da nossa cidade”, conta a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, encarregada de coordenar a articulação dos projetos no Centro Histórico.

Segundo ela, o bairro da Ribeira precisa de incentivos para a sua reocupação, voltada para seu potencial de exploração do turismo histórico, do turismo voltado para a segunda guerra mundial e para o lado boêmio, entre outros. “Além disso, a Ribeira, que já foi um grande centro econômico da capital, pode voltar a gerar emprego e renda para muitas pessoas”, completa ela.

Nova Pedra do Rosário vai modificar realidade na região

As intervenções da Prefeitura na Ribeira vão além das ações convencionais nas ruas. A gestão municipal trabalha também na futura estação turística/religiosa na Pedra do Rosário e na criação de espaços de convivência, iluminação e mobiliário urbano modernos. Além disso, está fazendo uma “ocupação administrativa”, com o deslocamento de órgãos públicos municipais para o bairro, incluindo a própria sede da Prefeitura, que já funciona na esquina da avenida Duque de Caxias, com a rua Esplanada Silva Jardim.

A obra da Pedra do Rosário e arredores deve atrair natalenses e turistas, modificando a realidade econômica do local. “Temos um lindo pôr do sol visto da Pedra do Rosário, considerado um dos mais bonitos do Brasil. A obra vai fazer do local mais uma opção de polo turístico da cidade. Tem uma importância transformadora para a qualidade de vida de todos que moram na região”, aposta Álvaro Dias.

Os trabalhos no local foram divididos em quatro metas. A meta 1- requalificação da rua Ulisses Caldas e Largo Junqueira Aires, até o entorno da Praça Augusto Severo; meta 2 – requalificação da Avenida do Contorno, áreas adjacentes e as praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel; meta 3 – requalificação da Avenida Tavares de Lira, ruas adjacentes e trecho da Avenida Duque de Caxias até a Praça Augusto Severo; e a meta 4 -construção da Estação Turística/Religiosa Pedra do Rosário.

A Prefeitura aguarda, ainda, uma resposta do Governo do Estado, ao qual a praça Augusto Severo foi cedida para reformas. Porém, a obra está paralisada e a Prefeitura já solicitou a devolução do projeto para realizar as obras com recursos próprios.

 

Agora RN

Foto: Alex Régis

Deixar uma resposta