Série D: América perde do Iguatu no Ceará e sai do G4

O América perdeu por 1 a 0 para o Iguatu, nesta quarta-feira (12), no Estádio Morenão, e deixou, pela primeira vez, o G-4 na Série D do Campeonato Brasileiro. O resultado negativo aumenta a pressão por uma vitória sobre o líder Treze-PB, no domingo (16), no duelo que está marcado para an Arena das Dunas.

Nas contas realizadas pela comissão técnica, apontando as necessidades do clube para conquistar uma vaga para fase do mata-mata da competição nacional, foram indicadas a necessidade de conquista de ,ao menos, quatro pontos nos dois jogos contra o Iguatu para permanecer entre os líderes.

O gramado irregular do Morenão foi um desafio adicional para os jogadores natalenses, que resistiram bem às investidas adversárias até um erro coletivo da defesa permitir que Herbert marcasse aquele que seria o gol do triunfo dos cearenses, aos 18 minutos do primeiro tempo.

O Iguatu, explorando o flanco direito, manteve o goleiro Renan Bragança em constante vigilância, e quase dobrou a vantagem com Otacílio Marcos, que acertou a trave, após passar como quis por Salazar e entrar na área em velocidade.

Apesar de um retorno mais alerta para o segundo tempo, o América não conseguiu reverter a situação.

A equipe potiguar, agora na quinta colocação, vê os cearenses subirem para a vice-liderança com 14 pontos. O Atlético-CE, após vencer o Santa Cruz, pela segunda vez consecutiva aguardava por esse deslize do América para entrar no grupo de classificação pela primeira vez.

As três vitórias consecutivas, sendo duas sobre o tricolor natalense, colocaram a equipe cearense de vez na luta por uma vaga para segunda fase e ciente dessa complicação, o time de Marquinhos Santos lutou mas não conseguiu se achar.

O América, buscando modificar o panorama inesperado, aumentou a pressão ofensiva, mas a ousadia custou caro, deixando a equipe vulnerável a contra-ataques. Wenderson quase marcou após um desvio em cobrança de falta de Guilherme Guedes, mas a bola passou perto da trave.

Os donos da casa também estiveram perto de ampliar, após um belo contra-ataque puxado pelo lateral-esquerda Fernando Ceará, que passou por três jogadores potiguares e encontrou Luís Soares numa bela colocação diante de Renan Bragança. Sorte é que o goleiro alvirrubro levou a melhor sobre o atacante adversário e salvou o perigo.

Alterações realizadas na metade do segundo tempo por Marquinhos Santos buscaram manter a força do time, mas o Iguatu tinha a armadilha montada para surpreender novamente a zaga americana e continuou apostando nos contragolpes.

Sem conseguir a reação esperada, o América segue sem vitórias como visitante e sem acumular vitórias consecutivas no Brasileirão, aumentando a urgência de um triunfo no próximo jogo para evitar um cenário caótico com seis rodadas restantes para o fim dessa primeira fase.

As contas indicam que o grupo potiguar para se manter na briga pelo acesso, que é o principal objetivo do clube na temporada, terá de marcar entre 17 e 24 pontos, que vem sendo os números mágicos para as equipes no Brasileirão.

 

 

Tribuna do Norte

Foto: João Marcos Lima

Deixar uma resposta