Prefeitura diz que binários deixaram vias mais rápidas

As modificações nas Avenida Jaguarari e Rua São José fazem parte do projeto do binário da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), que tem como principal objetivo, através da implementação da mão única nos trechos, a melhoria viária da cidade, proporcionando melhor fluxo para os motoristas que por lá trafegam. Apesar da aparente melhoria, motoristas e pedestres se queixam das mudanças nos fluxos.

A mudança da Rua São José foi realizada no dia 16 de dezembro de 2023, e se estende pelo trecho entre a Avenida Lima e Silva, em Lagoa Nova, e a Avenida Juvenal Lamartine, no Barro Vermelho, e segue sentido Zona Sul/Centro. Já na Av. Jaguarari a mudança foi implementada no dia 20 de janeiro e acontece pelo trecho entre a Rua Meira e Sá e a Av. Antônio Basílio, no sentido Centro/Zona Sul.

O diretor de Planejamento da STTU, Newton Filho, destaca que as alterações de fluxo foram planejadas pela STTU com o intuito de dar aos motoristas que trafegam pela região uma opção de desvio preliminar, como forma de melhoria do tráfego na capital potiguar no período das obras da trincheira. “As mudanças no binário foram feitas já como forma de adequar a cidade às mudanças de fluxo que serão necessárias durante as obras da trincheira no cruzamento entre Av. Alm. Alexandrino de Alencar e a Av. Sen. Salgado Filho”, explica o diretor.

“As melhorias foram implementadas após estudos serem realizados, e o previsto era de redução de 20% do tempo de deslocamento na Av. Jaguarari, e a redução foi cumprida”, destaca Newton. O diretor também informa que a possibilidade de prolongamento da melhoria na Av. Jaguarari, sendo de tráfego em via de mão única até a Av. Cap. Mor-Gouveia, está em discussão na pasta, com previsão de ser implementada durante o segundo semestre de 2024.

Para o motorista de aplicativo Lenilton Cardoso a mudança no fluxo nas duas ruas não tem sido proveitosa, pois há uma maior necessidade de aumento do trecho percorrido para a realização de desvios e retornos no dia a dia. “São poucos os horários que percebo melhora, na maior parte do tempo há apenas o trânsito mais intenso e extremamente desorganizado”, reclama o motorista.

Lenilton também se queixa da sinalização feita com as mudanças. Para ele, apesar do propósito das alterações serem a melhora da fluidez do fluxo viário, as alterações dificultam o dia a dia dos motoristas que por lá trafegam. “Além da sinalização deixar a desejar, as vagas de estacionamento inseridas nas vias não facilitam o fluxo. A única melhoria de todas as mudanças feitas é a pista ter recebido o asfalto novo e sem os canteiros em alguns pontos, mas no geral, percebo que não foi tão benéfico como pensaram”, conclui o motorista.

Comerciantes também não percebem que as mudanças tenham influenciado no movimento. “Há apenas alguns clientes que se queixam se precisar realizar maiores contornos para chegar até o mercado, mas as vendas seguem as mesmas nos últimos meses, não percebo nenhum dano”, conta Joseilton Florentino, proprietário de um mercado próximo ao cruzamento da Av. Jaguarari e Av. Antônio Basílio.

Pedestres
Para os pedestres, ficou mais difícil atravessar as vias. Eles reclamam que as melhorias foram pensadas tendo como prioridade somente os veículos. A moradora do Barro Vermelho, Tereza Penha, diz que a velocidade com que os carros transitam aumentou, enquanto os pedestres têm se arriscado mais para conseguir atravessar de um lado para o outro. “Em horários de maior fluxo, é impossível cruzar a rua, de tão intenso que está o fluxo no trecho”, conta.

Tereza tem residência na Rua Régulo Tinôco, na continuação da Rua São José. Pelo caráter residencial da área, ela pontua que os idosos correm ainda mais perigo e que falta a devida sinalização. “Logo após a subida da ladeira, deveria haver algum tipo de sinalização ou lombada eletrônica para proteger os pedestres que ali precisam cruzar. Nesses meses de mudança já presenciei acidentes envolvendo moto e carro, o trânsito está realmente caótico”, revela a moradora. “As mudanças foram feitas sem a consulta dos moradores e, aparentemente, sem que houvesse um estudo prévio do impacto que teria na região, já que até agora não aconteceu a devida sinalização”, conclui.

A STTU informou que as mudanças na Rua São José já foram realizadas, com últimos retoques, como a retirada da lombada próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Quaresma prevista para a primeira quinzena de julho. Quanto o aumento da velocidade dos veículos e risco maior para pedestres, a pasta diz que irá reavaliar novas medidas para o controle da velocidade, mas ressaltou a necessidade do condutor respeitar as placas de regulamentação de velocidade.

 

Tribuna do Norte

Foto: Magnus Nascimento

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