Estudantes interessados em cursar o ensino superior podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre a partir desta terça-feira (23). O prazo de inscrição vai até a sexta-feira (26), com mais de 243 mil bolsas de estudo disponíveis. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para se candidatar, é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, com uma nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Além disso, é preciso cumprir critérios socioeconômicos, como renda familiar per capita não excedendo um salário-mínimo e meio para bolsas integrais, e até três salários-mínimos para bolsas parciais.
Os candidatos poderão escolher cursos e instituições em ordem de preferência, conforme a disponibilidade e adequação aos critérios do Ministério da Educação (MEC). As informações detalhadas sobre a oferta de bolsas, incluindo curso, turno, instituição e local de oferta, estarão disponíveis na página do Prouni.
Para se inscrever, os participantes precisam de um cadastro no login único do governo federal, acessível através do portal gov.br. Quem já tiver cadastro, basta fazer o login com o CPF e a senha. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, no Portal Acesso Único.
O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto (segunda chamada). Após a pré-seleção, os candidatos deverão comprovar as informações fornecidas durante a inscrição, conforme os prazos estabelecidos para cada chamada.
Novo Notícias
Foto: Reprodução