O candidato a prefeito de Nova Cruz, Germano Targino, propôs a construção imediata de uma adutora de engate rápido em PVC Defofo e não de ferro, para solucionar o problema da falta d’água na cidade, enquanto a solução definitiva, que é a Adutora do Agreste, não chega.
A proposta foi apresentada por ele diante de uma discussão que movimenta a cidade em torno dos problemas de falta d’água do maior município da região agreste do estado. “Bairros inteiros e comunidades de Nova Cruz estão passando até 40 dias sem abastecimento d’água”, denuncia.
Germano visitou a cidade de Currais Novos para conhecer a solução encontrada para resolver o problema de falta d’água no município do Seridó. “Lá eles foram abastecidos por uma adutora de engate rápido feita em ferro, que dá problema, porque precisa ser feita com PVC Defofo, que é mais resistente e agora a CAERN está construindo uma adutora definitiva”, explica Germano.
AGRESTE
A adutora do Agreste será a solução definitiva para o grave problema de falta d’água do município de mais de 40 mil habitantes, mas Germano calcula que, “até chegar a vez de Nova Cruz vai demorar, porque se houver disponibilidade orçamentária do governo federal e vontade política, levará, pelo menos, uns quinze anos”.
“Um especialista da CODEVASF me explicou que eles estão começando a licitar o projeto para a primeira fase da adutora do Agreste, que vai abastecer vários municípios da região com água saindo de Baía Formosa. Depois haverá a licitação para a obra e Nova Cruz está fora dessa etapa”, lamenta Germano.
E enquanto a solução definitiva não chega, “é preciso fazer alguma coisa e rápido. A solução é a construção de uma adutora de engate rápido em paralelo à adutora que hoje abastece Nova Cruz e mais algumas cidades vizinhas, mas que está exaurida em sua capacidade”, propõe.
OMISSÃO
Recursos para a obra a prefeitura tem e ainda se somam as emendas parlamentares e as parcerias entre a prefeitura e a CAERN e o Governo Federal, “mas isso tem que ser prioridade, porque as pessoas de Nova Cruz estão sem água para nada. O que mais se vê pelas ruas da cidade é gente carregando lata d’água”, garante Germano.
Segundo Germano, “a solução para o problema da falta d’água nunca foi prioridade para a prefeitura, porque nunca faltou água na caixa d’água e nas piscinas da casa e da fazenda do prefeito. Além do que, ele é aliado da governadora Fátima e poderia construir uma solução com a CAERN, mas ao longo de seis anos de mandato ele não fez nada”.