O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Nova Cruz repudiou as acusações feitas pelo prefeito Flávio de Beroi culpando os professores concursados do município pelo baixo desempenho das escolas da prefeitura no IDEB.
As declarações do prefeito foram feitas durante o programa Eleições em Debate, da rádio 96 FM de Natal, o prefeito Flávio de Beroi, de Nova Cruz-RN.
Perguntado pelos apresentadores do programa, Brunno Giovanni e Dinarte Assunção, Flávio de Beroi respondeu com uma outra pergunta: “é o prefeito que é ruim ou são os professores que não estão fazendo o trabalho certo?”
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Nova Cruz repudiou as declarações do prefeito e denunciou que, se Nova Cruz se encontra numa posição “indesejada” no IDEB, “é justamente porque os investimentos na área de Educação que são geridos pelo prefeito não estão atingindo as mínimas necessidades que possam garantir a boa qualidade do ensino” nas escolas municipais.
Para o sindicato, “atrelar a responsabilidade desse lastimável resultado exclusivamente ao corpo do Magistério efetivo é, no mínimo uma grande falta de respeito não só para com os professores, mas com toda comunidade escolar”.
Flávio era vice do ex-prefeito Targino Pereira, que morreu após ter seu estado de saúde agravado por uma tentativa de impeachment patrocinado pelo atual prefeito. Beroi assumiu a prefeitura há seis anos, com a morte de Targino.
Nesse período, Nova Cruz registrou um dos piores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre todos os municípios da região Agreste e do Rio Grande do Norte.