O ex-atacante Reinaldo, campeão mundial pelo Flamengo em 1981, faleceu na noite dessa quinta-feira (26) em Parnamirim, na Grande Natal. Aos 70 anos, o ex-jogador, que também passou pela história do América-RN e ABC, sofreu um infarto e não resistiu.
Somado ao Mundial de Clubes, Reinaldo conquistou com o Flamengo o Campeonato Carioca e a Copa Libertadores de 1981, além do título do Campeonato Brasileiro de 1982.
Reinaldo Francisco de Oliveira começou sua trajetória no Potiguar Esporte Clube, de Parnamirim, e logo se transferiu para o América-RN, onde foi campeão potiguar em 1974 e 1975. Sua veia goleadora o levou ao rival ABC, pelo qual voltou a levantar a taça estadual em 1976.
O desempenho de destaque no ABC despertou o interesse do Santos, que o contratou por 1,5 milhões de cruzeiros, a maior negociação do futebol potiguar na época.
Pelo Santos, Reinaldo teve a honra de participar do jogo de despedida de Pelé, em solo norte-americano. Naquela ocasião, em 1º de outubro de 1977, o Cosmos, equipe de Pelé, venceu o Santos por 2 a 1, e Reinaldo foi o autor do único gol santista.
Antes de chegar ao Flamengo, Reinaldo ainda passou por Internacional e Náutico, e no clube carioca jogou ao lado de craques como Zico, Júnior, Adílio e Andrade. Durante a conquista do Mundial Interclubes, ele atuava como reserva de Nunes. Reinaldo deixou o Rubro-Negro em 1983, transferindo-se para o Vila Nova e, logo depois, retornou ao ABC, onde encerrou sua carreira em 1986.
Na última quarta-feira, Reinaldo, que atualmente presidia o Potiguar Esporte Clube, sentiu-se mal e foi levado para uma UPA em Parnamirim. Contudo, na noite de quinta-feira, ele não resistiu ao infarto e faleceu.
O velório do ex-atacante acontecerá nesta sexta-feira (27), a partir das 10h, na sede do Potiguar Esporte Clube, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. Uma missa será celebrada às 15h e o sepultamento está marcado para as 16h.
Em nota de pesar, o ABC lamentou o falecimento do ex-atleta do clube em nome dos dirigentes, conselheiros, sócios e torcedores. “Todos que fazem o ABC Futebol Clube externam os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos, neste momento de dor e tristeza”, diz a nota.
O América também se manifestou em nota de pesar, lamentando o falecimento do ex-atacante que conquistou o Campeonato Potiguar pelo clube nos anos de 1974 e 1975. “Aos familiares e amigos, o América manifesta solidariedade e lamenta o falecimento de Reinaldo”, relatou o clube em nota.
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) também se manifestou e lamentou a perda. Em nota a FNF expressou “o mais profundo pesar pela perda do grandioso talento potiguar, que tanto inspirou os corações das torcidas por onde passou”.
Em homenagem a Reinaldo, a FNF informou que será dedicado um minuto de silêncio nos jogos da segunda divisão do Campeonato Potiguar deste fim de semana.
Nota de Pesar – FNF
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol está em luto pela perda de uma grande estrela do futebol potiguar, Reinaldo Francisco de Oliveira.
Reinaldo começou sua trajetória no Potiguar Esporte Clube de Parnamirim, foi multicampeão potiguar pelo América em 1974 e 1975 e pelo ABC em 1976. Seu talento se destacou e o levou ao Santos, onde jogou com Pelé em sua despedida dos gramados.
Fez história no Flamengo, onde jogou com Zico, conquistou o Mundial de Clubes em 81, Campeonato Carioca e a Copa Libertadores de 1981, além do título do Campeonato Brasileiro de 1982.
Reinaldo atualmente presidia o Potiguar Esporte Clube, onde iniciou a carreira.
Em sua homenagem, será dedicado um minuto de silêncio nos jogos do Campeonato Potiguar Segunda Divisão deste fim de semana.
A FNF expressa o mais profundo pesar pela perda do grandioso talento potiguar, que tanto inspirou os corações das torcidas por onde passou. A FNF envia solidariedade aos familiares, amigos e a todos os fãs de Reinaldo.
Tribuna do Norte
Foto: reprodução