Thabatta Pimenta é a primeira vereadora trans de Natal e mulher mais votada na Câmara

Pela primeira vez, Natal terá uma vereadora trans. Thabatta Pimenta (PSOL) fez história na capital potiguar nessas eleições municipais e ainda foi a mulher mais votada para a Câmara Municipal de Natal com 7.085 votos.

Thabatta Pimenta já foi vereadora o município de Carnaúba dos Dantas no pleito municipal de 2020, quando conquistou a posição de primeira vereadora trans do RN. Em 2022, Thabatta tentou a Câmara Municipal de Natal pela primeira vez, mas não foi eleita.

Mãe atípica, Thabatta defende principalmente o direito da pessoa com deficiência. Ela foi a única no Brasil a fazer um material de campanha em braille. “As pessoas com deficiência visual também precisam que a informação chegue até elas, para que possam também votar consciente naqueles que realmente se colocam por eles e por todas as pessoas que precisam de voz e vez!”, afirmou em suas redes.

A vitória de Thabatta prova mais uma vez a mudança no cenário política em Natal. Contudo, as mulheres não ocupam nem metade das vagas na Câmara de Natal. Dos 29 eleitos, apenas 6 foram mulheres neste ano – Thabatta Pimenta (PSOL), Brisa Bracchi (PT), Camila Araújo (PSOL), Nina Souza (União Brasil), Samanda Alves (PT) e Anne Lagartixa (Solidariedade).

Passando por cima de todo o preconceito e homofobia durante esta campanha, Thabatta Pimenta foi destaque nos resultados das eleições municipais de 2024 em Natal.

 

AGORA RN

Foto: Redes Sociais

Deixar uma resposta