Mostra Júnior Dalberto de Monólogos, de Rosinaldo Luna, recebe inscrições até o dia 16

Sozinho no palco, o ator expõe como nunca sua alma e sua interpretação para a plateia. Uma oportunidade rara em Natal de presenciar essa arte em várias nuances, será a Mostra Júnior Dalberto de Monólogos, uma iniciativa do dramaturgo e ator Rosinaldo Luna. O projeto está recebendo inscrições de interessados em atuar até o dia 16 de dezembro, e será realizado de 29 a 31 de janeiro de 2025. A ideia é também mapear talentos desse segmento no estado, para que haja um grande festival do gênero no final do próximo ano.

Para a mostra, serão selecionados nove monólogos curtos, de até 20 minutos. Segundo Rosinaldo, os estilos serão vários, não apenas o teatral, mas tendo também stand-up comedy e contação de histórias, entre outros. As apresentações serão realizadas no prédio histórico do IFRN das Rocas. O evento será aberto para toda comunidade artística e os moradores da comunidade.

Rosinaldo Luna conta que tinha o desejo de realizar um festival de monólogos há muito tempo, mas o pontapé foi dado por uma atividade do curso de Produção Cultural do IFRN Centro Histórico no qual ele estuda. “Foram apresentados vários projetos, e esse foi um dos escolhidos para a gente levar à frente”, diz ele, que atua na produção ao lado dos colegas Júnior Limeira, Ítalo Felipe e Kaliane Yvis.

O nome da mostra também não é por acaso. O escritor, diretor e dramaturgo Júnior Dalberto, falecido em 2020 aos 60 anos, é um nome de referência no segmento. “Ele é um dos artistas mais representativos do teatro potiguar em geral, e especialmente no gênero monólogo. Ele escreveu muito coisa que foi interpretada dentro e fora do estado, além de ter sido um grande amigo”, diz, citando alguns clássicos de Júnior, como “Borderline” e “Inkubus”.

Rosinaldo conheceu Júnior Dalberto na década de 90, com quem atuou na peça “Na trilha da ilha da caveira que ri”, um sucesso infanto-juvenil que fez longas temporadas no Teatro Alberto Maranhão e marcou época. Rosinaldo está no teatro desde 1985, e se notabilizou por dirigir grandes autos de Natal em em São Paulo do Potengi e São José de Mipibu. Também cuidou durante anos de projetos de teatro para empresas, com várias campanhas em ônibus.

Atualmente, Rosinaldo está à frente de “Insight Insano”, um monólogo tocante sobre saúde mental que já arrancou muitos elogios. Ele conta que Júnior Dalberto foi um grande incentivador da peça. “Eu escrevi o texto e mostrei pra ele, que adorou. Me disse que pretendia dirigi-lo. Mas veio a pandemia e ele se foi. Ele merece todas as homenagens possíveis”, conclui.

Serviço:
I Mostra Júnior Dalberto de Monólogos. Inscrições on-line até 16/12, no @mostra.jrdalberto (Instagram).

TRIBUNA DO NORTE

Foto: Divulgação

Deixar uma resposta