Natal iniciou nesta segunda-feira (7), a Campanha de Imunização contra a Influenza 2025 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e nos pontos extras de vacinação localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping. A partir deste ano, a imunização contra a gripe passa a ser de rotina para três grupos, entrando para o Calendário Nacional de Vacinação de crianças de seis anos a menores de seis anos, gestantes e idosos com idade acima de 60 anos.
A campanha de vacinação contra a gripe influenza foi aberta oficialmente pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) na UBS São João, no bairro do Tirol, zona Leste da capital potiguar. O prefeito ressaltou a importância para que todos os cidadãos que estão incluídos nos grupos prioritários, tendo em vista os riscos da doença — que pode levar ao óbito — e também, para desobstruir os postos de saúde, Unidades Básicas (UBS) e de Pronto Atendimento (UPA).
“É muito importante que todos os cidadãos que têm condições, que estão dentro dos grupos acima de 60, gestantes de 0 a 6 meses, que possam correr aos postos de vacinação, para que possam tomar a vacina”, diz. “Até para que possamos desobstruir os nossos postos de saúde, as UBS e as UPAs. Eu faço esse apelo a toda a população do Natal, que compareça aos locais de vacinação para que possam tomar vacina e ficarem imunes”, reforçou o prefeito de Natal.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, a capital recebeu 50 mil imunizantes da influenza trivalente, dando cobertura a H1, H3N2 e a influenza tipo B. Como também, proteger a população de 60 a 70% de casos mais graves — o óbito. “Iniciamos hoje (segunda-feira) essa campanha de vacinação em mais de 60 salas, em todas as UBS, como também temos uma sala de vacinação no shopping Midway e no Partage Shopping na zona Norte”. explica.
“Esse ano temos uma novidade que três grupos prioritários vão fazer parte não só dessa campanha, mas também de forma rotineira dentro do calendário de vacinação no Ministério da Saúde: as gestantes, os idosos acima de 60 anos e as crianças entre 6 meses e 6 anos. Nessa campanha tem todos aqueles grupos prioritários, profissionais de saúde, caminhoneiros, índios, quilombolas, professores, aquelas pessoas que têm problema de imunidade mais baixa, hipertensão, a lista é extensa”, acrescentou o secretário.
O Ministério da Saúde tem como meta que 90% dos grupos prioritários recebam a dose e se protejam contra a doença. Em Natal, a estimativa é que cerca de 128 mil idosos estejam aptos a receber o imunizante. Para crianças de até seis anos, o número é de 8 mil, e para gestantes, 7 mil. O município recebeu a primeira remessa com 50 mil doses da vacina contra a gripe. O imunizante trivalente protege contra as cepas da influenza B, H1N1 e H3N2, sendo capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
A vacina também estará disponível para grupos prioritários como trabalhadores da saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; funcionários do sistema penal; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Para se vacinar, é preciso do documento de identificação e cartão de vacinação. O imunizante estará disponível em todas as UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e também nos pontos extras, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados das 10h às 15h.
TRIBUNA DO NORTE
foto: Magnus Nascimento