A Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas do Brasil, com sede em Mossoró/RN, planeja arrendar uma área de 4 mil m² do Porto de Natal. Em cerimônia na tarde desta quinta-feira (23), no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal, executivos da empresa irão apresentar oficialmente à governadora Fátima Bezerra e à diretoria da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) o interesse em ampliar as operações no terminal. Representantes da GreenSea, operadora dos navios da Famosa, também devem participar. Desde o ano passado, a empresa passou a fretar navios frigoríficos no modelo pallet, que substitui contêineres tradicionais, para o transporte de sua produção no Ceará. Neste ano, fez o mesmo pelo terminal natalense.
“Vamos entregar para a governadora e para a Codern um ofício pedindo uma permissão de uso do berço e um arrendamento de uma parte do porto. Isso porque, a gente está vendo toda essa operação de navios muito a longo prazo”, disse o CEO da Agrícola Famosa, Carlo Porro.
A área pretendida corresponde a 4 mil m² e, nos planos da empresa, também está a construção de um terminal frigorífico. “A nossa intenção é construir um terminal frigorífico no Porto de Natal e, a partir desse porto frigorífico, viabilizar o carregamento de outras frutas, além do melão, como manga, uva, todo tipo de fruta. Então, a gente quer transformar Natal, realmente, num porto fruteiro”, declarou o executivo.
Para tanto, a empresa, que hoje opera com um navio por semana com capacidade para transportar 2.500 toneladas, deverá ampliar a quantidade e também a capacidade dos navios. Seis navios já foram fretados com a GreenSea, joint venture entre Seatrade e Green Reefers, responsável pela operação da Famosa desde agosto do ano passado, quando a empresa alterou o modelo de transportar suas frutas no Porto de Mucuripe/CE.
Aumentando as operação em Natal, a Agrícola passa a trabalhar com navios de 3.500 toneladas e, ao invés de uma média de quatro embarcações zarpando por mês, passa a cinco, o que favorece a chegada dos produtos no destino uma vez que a distância de tempo entre um navio e outro será encurtada.
“A nossa intenção é trazer navios maiores e carregar outros produtores, não só a Agrícola Famosa, mas outros produtores que também estão precisando de um serviço express, um serviço confiável, tanto na saída, como na chegada, já que os produtores vêm enfrentando problemas logísticos nos últimos anos”
Essa aumento da operação ocorre independente da construção do terminal frigorífico, cujo processo entre a permissão para utilizar a área e entrar em funcionamento deve levar, em média, dois anos.
“É um projeto para dois anos, mas a nossa intenção é, já na próxima safra, começar a transportar para outros produtores, independentemente da câmara frigorífica. Ela vai nos dar muito mais flexibilidade, mas queremos trazer logo navios maiores e já começar a transportar outros produtores”, explicou o CEO da Agrícola Famosa.
Ele não divulgou os valores do investimento que a empresa pretende aplicar no projeto em Natal.
Bons resultados
Os planos da Agrícola Famosa expressam o bom resultado das exportações pelo Porto de Natal. Apesar do custo com o novo modelo de transporte ser maior que antes, os resultados superam essa desvantagem. “Apesar dele ser mais caro, é uma garantia de entrega, de saída da fruta e da chegada da fruta na Europa no tempo certo. A qualidade em geral chegou muito melhor. Os problemas de qualidade, por conta de todo o caos logístico que a gente vinha enfrentando dois anos atrás diminuíram significativamente E os clientes estão super satisfeitos”, declarou Carlo Porro, CEO da Agrícola Famosa.
Isso já tinha sido verificado com o que era transportado pelo porto de Mucuripe/CE. Como a CMA/CGM deixou o Porto de Natal para concentrar seus trabalhos lá, a Famosa viu a oportunidade de fazer o inverso e preencher a lacuna deixada em Natal.
A companhia tem a expectativa de exportar, ao todo, 9,5 mil contêineres, carga que corresponde a 200 mil toneladas de frutas neste ano, especialmente para a Europa. Inglaterra, Alemanha e Espanha são os principais consumidores, mas também começou fortemente a exportar para os Estados Unidos. Já para o mercado interno são destinadas cerca de 100 mil toneladas.
Pelo porto de Natal sai um navio por semana, transportando 2,5 mil toneladas, o equivalente a 120 conteineres. A expectativa é de que nesta safra saiam pela capital potiguar cerca de 60 mil toneladas de frutas da Agrícola Famosa para o mercado externo. No ano passado, a empresa faturou R$ 920 milhões, um desempenho que ficou acima das expectativas iniciais que ficavam em R$ 820 milhões.
Tribuna do Norte