Após quase 10 anos, Arena das Dunas substitui o seu gramado

A Arena das Dunas, depois de quase 10 anos de uso, dará início à renovação total de seu gramado. Homens e máquinas já estão a postos para, a partir do próximo dia 13 de dezembro, começar o trabalho de remoção total do atual gramado e de descompactação, drenagem e nivelamento do solo, iniciando, logo em seguida, a implantação de 9.000m2 da nova grama para a temporada de 2024.

De acordo com Mateus Cunha, gerente de operações da Arena das Dunas, embora aparentemente ainda apresente boas condições de uso, o atual gramado vem demandando cada vez mais cuidados e manutenções periódicas. “Devido ao seu longo tempo de uso, nosso gramado apresenta um desgaste natural que vem exigindo uma manutenção cada vez mais frequente e rigorosa, pois vem tendo, gradativamente, uma recuperação mais lenta e se tornando obsoleto em alguns sentidos, entre eles, pelo fato de o mercado não mais dispor de material de reposição”, afirma.

A troca do gramado deverá durar cerca de 40 dias e tem previsão de estar finalizada até o dia 10 de fevereiro. Além da troca, será feito também um meticuloso trabalho de revisão profunda no solo. A atual grama será substituída pelo modelo “Celebration”, considerada por especialistas o melhor tipo de grama voltada para a prática do futebol, criada com características genéticas específicas para o uso em gramados com fins esportivos. É a grama utilizada nas principais arenas brasileiras, como Maracanã, Mineirão, Morumbi, entre outras.

Importada dos Estados Unidos e cultivada no Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de Touros, a grama “Celebration” possui vários diferenciais quando comparada com o gramado atual. “Com uma densidade e compactação muito maior que a grama tipo Bermuda (modelo usado atualmente na Arena), o que representa, na prática, maior resistência e um alto índice de crescimento e regeneração, teremos um gramado com alta capacidade de recuperação aos danos causados pelo uso contínuo e uma excelente superfície de jogo, conforme observado nas principais arenas do Brasil”, disse Mateus Cunha.

A Arena das Dunas realiza mais de 50 atividades no campo por ano – uma média de 30 partidas de futebol e cerca de 25 eventos –, alcançando, em alguns meses, sua capacidade máxima de realização eventos no gramado. “À medida que a as exigências e as demandas das Arenas vão aumentando, as empresas de desenvolvimento e cultivo de grama vão buscando soluções e, no momento, a grama Celebration – pela sua qualidade e capacidade de regeneração –, é a que melhor se adequa às nossas necessidades, e nos dará, em um futuro próximo, capacidade de entregar um gramado com mais qualidade nos jogos pós-eventos”, garante Mateus.

Outro fator que contribui para que seja mantida a alta qualidade do gramado é o clima. “O sol e a temperatura da nossa região ajudam bastante. Somos uma das últimas arenas da Copa de 2014 a realizar 100% de substituição da sua grama. Isso se deve ao fato de termos sol em abundância e a uma minuciosa manutenção periódica. Principalmente por esses fatores, conseguimos por quase uma década atender a todos os níveis de exigências – de compactação, drenagem e densidade – e performance da CBF –”, afirma.

O novo gramado será fornecido pela Itograss, responsável pelo fornecimento de grama para sete estádios da Copa do Mundo Fifa 2014 e plantio será realizado por uma equipe de funcionários fixos da Arena com o auxílio da consultoria a World Sports.

 

Tribuna do Norte

Deixar uma resposta