Um grupo de vereadores visitou a Ribeira, na zona Leste da capital, para buscar soluções para a revitalização do bairro, na manhã de terça-feira (19). A visita é um desdobramento de uma audiência pública na Câmara Municipal, provocada após imagens do bairro histórico de Natal “revitalizadas” com inteligência artificial viralizarem nas redes sociais. Estiveram presentes no passeio pela rua Chile os vereadores Kleber Fernandes (PSDB), Nina Souza (PDT) e Raniere Barbosa (Avante), o presidente da Urbana, Joseildes Medeiros, arquitetos, empresários e entusiastas da Ribeira.
O vereador Kleber Fernandes diz que o objetivo da visita é identificar o que pode ser feito de imediato. “O intuito é ver que providências podem ser feitas. Uma legislação urbanística específica para a Ribeira seria o instrumento legal mais apropriado para darmos segurança jurídica para quem vem investir, para quem quer abrir o seu empreendimento na Ribeira e fomentar oportunidades de negócios, movimentação de renda, geração de emprego e o desenvolvimento social do bairro”, afirma.
Na visita, os participantes buscaram debater as problemáticas, bem como as soluções, traçar estratégias para pressionar o poder público pela revitalização do bairro e estimular o desenvolvimento econômico, turístico e cultural da Ribeira. A ação tomou forma após imagens dos prédios do bairro ganharem uma reforma virtual, com ilustrações do auditor fiscal e engenheiro da computação, Ronkaly Souza. Amante da fotografia e do centro histórico, Ronkaly passou a imaginar como seria uma “nova Ribeira” ao visitar o bairro.
“Quando eu cheguei aqui para pegar algumas referências arquitetônicas de fotos antigas que eu estava restaurando, percebi que os prédios em si também estavam muito desgastados e imaginei ‘se eu consigo restaurar fotos antigas, talvez eu possa pegar essas fotos atuais dos prédios que estão desgastados e tentar restaurar digitalmente’. E assim nasceu essa ideia. Fui aprimorando as técnicas até chegar a um resultado realmente crível e foi o sucesso que foi, viralizou nas redes, o pessoal começou a compartilhar, tanto é que resultou em uma audiência na Câmara”, destaca.
O vereador Raniere Barbosa, que é relator do orçamento do Município, ressalta que o passo inicial foi dado para recuperar a Ribeira. Ele explica que foi feita uma rubrica, que, embora tenha um valor baixo – cerca de R$ 100 mil –, abre-se a possibilidade dessa rubrica em questão receber recursos de parceiras com a União e com o Estado, por exemplo. “Essa abertura garante sim recursos para dar andamento e iniciar essa revitalização e readequação da Ribeira. Resgatar a Ribeira, não só seu sítio histórico, mas a sua importância para Natal ter, na sua principal atividade econômica, vocação e perfil para o turismo, como também parcerias com a iniciativa privada”, destaca.
De acordo com o parlamentar, a Câmara Municipal já mediou uma parceria com uma empresa, que doará tintas para colorir as fachadas dos prédios que serão identificados pela Prefeitura. O presidente da Urbana, Joseildes Medeiros, também participou do encontro e disse que a companhia está à disposição para contribuir com a limpeza e manutenção da praça histórica. “Aqui a gente faz a limpeza periodicamente, dependendo de como esteja a situação”, comenta.
Ele pede também que a população contribua e ajude a manter a Ribeira limpa. “É um apelo que a gente faz também porque ninguém faz nada sozinho, precisamos dessa ajuda. Infelizmente, qualquer prédio, imóvel, reforma que se faz por aqui, joga-se todo o material na rua. Na Urbana mesmo nós temos um programa de coleta especial, onde a pessoa pode entrar em contato, pedir o apoio, pagar uma taxa simbólica, para que a gente dê a destinação correta”, acrescenta.
Tribuna do Norte