A direção do Fluminense confirmou nesta terça-feira (7) a contratação de Thiago Silva. O clube carioca oficializou o retorno do veterano, de 39 anos, com contrato de dois anos, até junho de 2026. O zagueiro só poderá reestrear pela equipe a partir do dia 10 de julho, quando será aberta a janela de transferências internacionais.
De acordo com o Flu, o jogador vai desembarcar no Rio de Janeiro somente daqui a um mês, após o fim do seu atual contrato com o Chelsea, da Inglaterra. Sem renovar com o clube londrino, o zagueiro poderá estar em condições de defender o Flu quando será aberta a janela internacional.
Assim, Thiago Silva poderia reforçar a equipe do técnico Fernando Diniz a partir da 18ª do Brasileirão. Poderia ainda estar em campo para eventuais oitavas de final tanto da Copa do Brasil quanto da Copa Libertadores, se o time carioca avançar a estas fases nas duas competições.
Nas redes sociais, o clube carioca fez o anúncio em clima de festa: “O Monstro está de volta!”. O Flu apresentou o “Moleque de Xerém” como uma “lenda do futebol mundial”. E avisou que o zagueiro voltará a vestir “sua icônica camisa 3”.
Thiago Silva, cria da base do Flu, fez sua primeira passagem pelo time profissional do Fluminense entre 2006 e 2008, quando foi campeão da Copa do Brasil e vice-campeão da Copa Libertadores. Depois, passou por Juventude, Dínamo de Moscou, Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea.
Pelo Milan, levantou a taça do Campeonato Italiano e da Supercopa da Itália. No time do Paris Saint-Germain, foram 24 títulos no total, o que inclui sete do Campeonato Francês e sete da Supercopa da França. Já no Chelsea, o brasileiro foi campeão da Liga dos Campeões na temporada 2020/21, do Mundial de Clubes da Fifa em 2022 e da Supercopa da Europa em 2021.
Pela seleção brasileira principal, conquistou a Copa América de 2019 e a Copa das Confederações de 2013. Na seleção sub-23, levou a medalha de bronze na Olimpíada de Pequim-2008 e foi vice-campeão nos Jogos de Londres-2012.
Com sua chegada, o time carioca ampliou a lista de jogadores experientes em seu elenco.
Confira abaixo outros veteranos do Fluminense:
MARCELO
O lateral-esquerdo também foi repatriado pelo Fluminense. O jogador de 35 anos foi anunciado no clube do Rio de Janeiro em fevereiro de 2023, pouco tempo depois de se despedir de uma carreira de 15 anos no Real Madrid. Além de ser ídolo no time madrilenho, era um dos nomes mais frequentes nas listas de convocados da seleção brasileira.
FELIPE MELO
O polivalente jogador é um dos líderes do Fluminense e atua como zagueiro ou volante nos jogos da equipe. O atleta de 40 anos já passou por equipes como Cruzeiro, Grêmio, Juventus, Inter de Milão, Galatasaray e Palmeiras antes de desembarcar no tricolor carioca, além de já ter vestido a camisa da seleção brasileira.
DOUGLAS COSTA
O meia-atacante e ponta também já atuou pela seleção e tem carreira consolidada no futebol internacional. Revelado pelo Grêmio, ele jogou ainda pelo Bayern de Munique, Juventus e Los Angeles Galaxy, e chegou ao elenco da equipe treinada por Diniz no início deste ano, aos 33 anos.
PAULO HENRIQUE GANSO
Ganso tem 34 anos e ganhou projeção no futebol nacional ao formar dupla com Neymar no Santos. O meio-campista já figurou entre os convocados para defender o Brasil e jogou também no São Paulo e no Sevilla antes de ser contratado pelo Fluminense.
FÁBIO
O goleiro é ídolo do Cruzeiro e chegou ao Fluminense em 2022, após ser dispensado pela equipe mineira. O jogador de 43 anos também já vestiu a camisa do Vasco e tem no currículo conquistas como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores.
RENATO AUGUSTO
Ex-Corinthians, Renato Augusto também passou pelo Flamengo, Bayer Leverkusen e pelo chinês Beijing Guoan antes de vestir a camisa do Fluminense. O meio-campista de 36 anos esteve no plantel de jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2018 pela seleção brasileira.
Novo Notícias
Foto: Reprodução