Estádio Juvenal Lamartine será operado em sistema de cogestão

O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (12) a regularização fundiária do estádio Juvenal Lamartine, na Zona Leste de Natal, além de renovar a parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) para uso da praça esportiva, que será feita em sistema de cogestão com a Subsecretaria do Esporte e do Lazer. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, após reunião com o presidente da FNF, José Vanildo e com o Procurador Geral do Estado, Antenor Roberto.

Segundo a governadora, a regularização do imóvel encerra uma disputa jurídica envolvendo a administração do estádio. “Vamos fazer o processo de regularização do imóvel e, paralelamente a isso, o Governo do Estado, através da Subsecretaria de Esportes e representação da FNF, definirá o instrumento jurídico adequado para podermos manter essa parceria, agora sob a forma de cogestão”, disse a governadora.

Fátima destacou que o foco atual na promoção do esporte profissional e amador será mantido, mas haverá ampliação do horizonte para o fortalecimento do futebol feminino no RN. A governadora vem fazendo tratativas junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para incluir Natal como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol que será realizada pela Fifa no Brasil em 2027.

“Temos também os JERNs, que são os jogos estudantis, estamos desenvolvendo iniciativas de apoio ao esporte amador, ao futebol feminino”, reforçou a governadora, que antes da reunião sobre o Juvenal Lamartine participou da solenidade de efetivação do Programa Bolsa Atleta Potiguar com o pagamento da primeira das doze parcelas a 90 atletas credenciados.

A governadora reconheceu o trabalho desenvolvido pela FNF ao longo do tempo na promoção do esporte. “Por isso, nossa decisão de manter a parceria com a Federação. E é importante dizer que o Governo do Estado está se programando também para investir na recuperação das instalações físicas do estádio, a começar pelas arquibancadas, para que ele possa ter um uso mais potencializado, trazendo mais benefícios para o esporte potiguar.”

O presidente da FNF, José Vanildo, que participou da reunião acompanhado do diretor executivo, Erick Dias, elogiou a sensibilidade da governadora. “Com o fim de questão jurídica, vamos pensar no passo à frente, na formalização de um termo de gestão que envolva o governo do Estado e a federação para tocarmos o futebol. E a decisão da governadora nos deixa felizes e recompensados porque quem ganhou nisso tudo, foi o povo, o desportista e o Estado.”

Tombado pela Prefeitura do Natal pela importância cultural para a cidade, o Estádio Juvenal Lamartine é propriedade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1929, quando adquiriu o imóvel da antiga Liga de Desportes Terrestres do Estado do Rio Grande do Norte (antecessora da atual Federação Norte-rio-grandense de Futebol).

Também participaram da reunião, realizada na Governadoria, o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves; secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes; secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, e subsecretário do Esporte e do Lazer, Júlio César Nunes.

 

Novo Notícias

Foto: Reprodução

Deixar uma resposta