Obras na Avenida do Contorno chegam a 35% de conclusão

As obras da Estação Turística e Religiosa da Pedra do Rosário, realizada pela Prefeitura do Natal, chegaram à marca de 35% de conclusão durante esta segunda-feira (7) e deverão ser entregues até março de 2025. O espaço envolvido contempla a requalificação de diversos espaços adjacentes da Ribeira como a requalificação da Rua Ulisses Caldas, Largo Junqueira Alves e a Avenida do Contorno. O investimento realizado está na ordem de mais de R$30 milhões. Primeira etapa será entregue até a festa de Nossa Senhora da Apresentação.

A Pedra do Rosário representa um dos maiores símbolos da religiosidade para o natalense, que anualmente recebe um grande grupo de fiéis durante as celebrações no dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. Além do aspecto relacionado ao catolicismo, o local possui uma visão privilegiada para o Rio Potengi e o pôr-do-sol.

A ordem de serviço para execução das obras foi assinada no dia 10 de novembro de 2023, formalizada em uma parceria entre o Governo Federal e contrapartidas da Prefeitura do Natal. O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Certa e TCPAV.

Ao todo, o edital está dividido em quatro metas: a primeira se refere a requalificação da rua Ulisses Caldas e Largo Junqueira Aires, até o entorno da Praça Augusto Severo; a segunda contempla a requalificação da Avenida do Contorno, áreas adjacentes e as praças Djalma Maranhão e Walfredo Gurgel; a terceira envolve a requalificação da Avenida Tavares de Lira, ruas adjacentes e trecho da Avenida Duque de Caxias até a Praça Augusto Severo; e a quarta é a construção da Estação Turística/Religiosa Pedra do Rosário.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as obras no momento estão sendo realizadas na pavimentação das vias próximas. Na Avenida do Contorno apenas uma das vias está liberada para a circulação de veículos. Para quem circula pelo espaço durante o final da tarde, é comum encontrar dezenas de populares realizando caminhadas pela região.

Padroeira de Natal

Segundo a Arquidiocese de Natal, a escolha de Nossa Senhora da Apresentação como padroeira de Natal se baseia em uma tradição oral. A história relata que o caso teria acontecido em 21 de novembro de 1753, quando um grupo de pescadores encontraram um caixote encalhado numa pedra na margem do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário. Quando abriram, eles teriam encontrado a imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

Por isso, as celebrações da data são comumente realizadas no espaço durante o feriado, às 5h da manhã. Os festejos da Padroeira também acontecem no período de 11 a 21 de novembro, na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana.

 

 

 

TRIBUNA DO NORTE

Foto: Magnus Nascimento

Deixar uma resposta