Com 33 anos de história no coração do potiguar e ultrapassando as fronteiras estaduais, o Carnatal lançou a primeira temporada de um documentário especial. O evento, realizado nesta segunda-feira (14) em uma sessão exclusiva à imprensa e convidados, explorou não apenas a trajetória de um dos maiores carnavais fora de época do Brasil, mas também revelou os bastidores, as transformações culturais e a importância econômica do evento. De acordo com Felinto Filho, diretor geral da Clap Entretenimento e do Carnatal, a expectativa deste ano é alcançar mais de R$ 110 milhões em movimentação.
“O Carnatal é muito mais do que o abadá no corpo e a música que toca. É uma superestrutura que move toda a economia do estado. O documentário vai mostrar o real tamanho disso, de modo que a gente possa reposicionar o evento, mostrando sua dimensão plena e o quanto ele contribui para o desenvolvimento da nossa economia”, afirma. Em número de pessoas envolvidas, o Carnatal contabiliza mais de 600 colaboradores na pré-produção, mais de três mil durante os dias de evento, além das milhares que atuam de forma indireta.
Para Antonio Torres, diretor de marketing do Carnatal, o documentário também é uma forma de reposicionar a imagem do evento junto ao público e ao mercado. “Queremos mudar a visualização e o olhar da sociedade e do mercado sobre o Carnatal. Ele é muito mais do que o trio elétrico e o corredor da folia. Precisamos mudar essa percepção e mostrar o impacto econômico e turístico que o evento traz”, declara.
No ano passado, segundo o levantamento da Fecomércio RN, o Carnatal superou a marca dos R$ 74 milhões. O crescimento contínuo para 2024, segundo Felinto Filho, acontecerá principalmente através do incremento de parcerias com o trade turístico. “Estamos trabalhando com incrementos significativos e uma sintonia maior com as entidades ligadas ao setor, como hotéis, restaurantes e comércio local. Isso certamente elevará os resultados econômicos”, afirma.
A ideia de Felinto é fortalecer a promoção do evento de forma discreta e inteligente, mas se mantendo forte visualmente. Os consumidores que visitarem bares, restaurantes e comércios aliados ao evento, poderão ganhar cupons para participar de sorteios a produtos do Carnatal, enquanto os hotéis, também ganham uma agenda de posicionamento voltada aos hóspedes, desde o check-in até a recepção dos quartos.
Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN), reforça o papel fundamental do Carnatal para o setor de turismo no estado e estima um crescimento de 5 a 8% na ocupação para este ano. “O Carnatal sempre foi um evento muito importante, especialmente para o turismo do Rio Grande do Norte. Não é só Natal que se beneficia, muitos foliões ficam hospedados na Pipa e vêm para o evento na capital, o que significa uma ocupação média de 80% dos hotéis, sendo que muitos ficam com 100% de ocupação”, explica.
O impacto do evento vai além da rede hoteleira. Na avaliação de Gosson, bares, restaurantes, passeios turísticos e serviços receptivos também lucram com o grande volume de turistas que chegam à cidade durante o Carnatal. “São mais de 52 segmentos que se beneficiam desse momento, que ainda acontece em uma época considerada de baixa temporada para o turismo nordestino”, observa.
Sustentabilidade fortalecida
Além do impacto econômico, o Carnatal também tem ganhado destaque pelas suas práticas de sustentabilidade. Danielle Mafra chega para somar ao time do Carnatal como head de Governança ambiental, social e corporativa (ESG), secretária de Cultura de Natal e head de ESG do evento, destacando a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social, elementos cada vez mais presentes na organização.
“O Carnatal é uma marca forte, consolidada, que pertence ao povo natalense. Ele tem um impacto enorme tanto na cultura quanto na economia local, favorecendo o deslocamento de turistas e a compreensão da importância dos eventos culturais para a economia. Estamos caminhando para onde o mundo está indo. Um evento dessa magnitude precisa ter sensibilidade para pautas como sustentabilidade e responsabilidade social. Estamos trabalhando para fazer a diferença na gestão de resíduos e na circularidade”, afirma Danielle Mafra.
A edição de 2024 acontecerá entre os dias 6 a 8 de dezembro, com atrações confirmadas como Durval Lelys, Ivete Sangalo, Xand Avião, Cláudia Leitte, Bell Marques e o retorno de Ricardo Chaves. A primeira temporada do documentário foi disponibilizada no YouTube e nas redes sociais do Carnatal para todo o público.
“Queremos garantir que o Carnatal não só mantenha seu legado, mas que cresça ainda mais, garantindo pelo menos mais 33 anos de história e impacto na nossa economia, cultura e turismo”, afirma Felinto Filho, diretor geral da Clap Entretenimento e do Carnatal.
TRIBUNA DO NORTE
Foto: Magnus Nascimento