O Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (CONPLAM) abordou a erosão costeira em Natal e foi apresentado um relato das vistorias realizadas pela Defesa Civil e pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Obras e Infraestrutura (Seinfra).
A diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Prefeitura de Natal, Fernanda Jucá, disse que a Defesa está preparando um relatório para apresentar ao gabinete de crise dentro de 10 dias e solicitar a ampliação do decreto de emergência.
Com a presença do presidente do Conplam e titular da Semurb, Thiago Mesquita, e do geógrafo da Semurb, José Petronilo da Silva Júnior, foi apresentado um relato das vistorias realizadas pelos órgãos.
José Petronilo da Silva Júnior disse que já foram realizadas várias vistorias nos locais mais críticos da costa natalense. “A ideia é mapear os diversos pontos de erosão existentes para que se possa fazer um monitoramento mais eficaz e sugerir o imediato isolamento das áreas de risco, evitando o acesso da população e, assim, prevenindo acidentes”, explicou. Segundo ela, também será importante discutir as intervenções preventivas, incluindo a instalação de sinalizações para a população e a colocação de barreiras de isolamento em locais considerados críticos.
TRIBUNA DO NORTE
Foto: Alex Régis