Editais selecionam mais de 300 projetos voltados à cultura no RN; confira

A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte (Secult/RN) lançou nesta quarta-feira (8) o terceiro bloco de Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB RN). As oportunidades de fomento são voltadas para projetos culturais em áreas como artes visuais, dança, música e teatro. Os interessados têm até o dia 27 de janeiro para inscrever seus projetos.

De acordo com a Secult/RN, serão contempladas 339 propostas, totalizando cerca de R$ 10 milhões em investimento. Os editais são realizados com recursos do Governo Federal, repassados pela Lei Complementar nº 14.399/2022 (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).

A Lei nº 14.399/2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), baseada na parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura. Aliado a isso, a lei está fundamentada no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.

A PNAB objetiva, também, estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura
mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma
contínua.

Inscrições

Os projetos poderão ser submetidos entre 8 e 27 de janeiro no portal Mais Cultura RN. No último dia 30, foram encerradas as inscrições para os Editais do Bloco III, de Cultura Viva, e anteriormente para os Editais do Bloco I, de Premiação.

A Secult/RN informou que nos próximos dias serão divulgados os prazos para os Editais do quarto e último bloco. Ao todo, 21 editais irão compor a PNAB RN, contemplando 1.146 propostas.

Dúvidas

Para dúvidas sobre Editais do Bloco II, basta entrar em contato pelo e-mail pnabfomento@secult.rn.gov.br ou pelo WhatsApp: 84 98614-4427. O horário de atendimento acontece das 09h às 18h em dias úteis.

Já o horário de atendimento presencial é realizado no Complexo Cultural Rampa, em dias úteis, das 09h às 17h.

 

TRIBUNA DO NORTE

FOTO:  Thales Lima

Deixar uma resposta