Uma mulher de 42 anos foi erroneamente presa em uma penitenciária do Rio de Janeiro depois de procurar ajuda na 105ª Delegacia de Polícia Civil (105ª DP), em Petrópolis, para denunciar violência doméstica. Ela foi libertada nessa terça-feira (18). O erro aconteceu devido à confusão com outra pessoa de nome semelhante, que estava sendo procurada pela polícia em Minas Gerais.
Débora Cristina da Silva Damasceno foi agredida pelo marido e foi à delegacia para registrar a ocorrência. No entanto, durante o atendimento, foi surpreendida com a informação de que havia um mandado de prisão expedido pela Justiça mineira em seu nome. O erro ocorreu porque o mandado se referia a Débora Cristina Damasceno, mas sem o “da Silva” que consta no nome da mulher presa.
A prisão gerou indignação na população, que realizou protestos em frente à penitenciária. Apesar de Débora da Silva nunca ter estado em Minas Gerais, ela permaneceu detida por três dias e só foi libertada após a constatação do erro e uma audiência de custódia.
De acordo com a 105ª DP de Petrópolis o boletim de ocorrência de violência doméstica foi registrado e as medidas protetivas de urgência solicitadas. Uma investigação foi aberta para apurar o caso.
TRIBUNA DO NORTE
Foto: Reprodução / Redes Sociais