[LONDRES] Zelensky discursa no Parlamento britânico e pede aviões de combate

O presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, desembarcou no Reino Unido nesta quarta-feira (8/2). Em discurso histórico no Parlamento britânico, Zelensky pediu ao país aliado que envie equipamento de combate aéreo para garantir uma vitória sobre a Rússia que “mudará o mundo”.

O presidente da Ucrânia iniciou o discurso agradecendo o apoio do Reino Unido. “Londres está com Kyev desde o primeiro dia”, disse aos legisladores. O pronunciamento ocorre pouco antes do conflito com o país liderado por Vladmir Putin completar 1 ano, em 24 de fevereiro.

“Faço um apelo a vocês e ao mundo com palavras simples, mas muito importantes: aeronaves de combate para a Ucrânia – asas para a liberdade.”

“Dois anos atrás, deixei o parlamento agradecendo pelo delicioso chá inglês. Hoje deixarei o parlamento agradecendo antecipadamente a todos vocês pelos poderosos aviões ingleses”, emendou.

Zelensky desembarcou no território britânico para uma rara visita fora da Ucrânia — esta é a segunda viagem dele ao exterior desde a invasão russa sob o território vizinho, há quase um ano. Em dezembro do ano passado, o líder ucraniano esteve nos Estados Unidos, onde foi recebido pelo presidente Joe Biden.

“Sabemos que a liberdade vencerá; sabemos que a Rússia vai perder”, defendeu. “Sabemos que a vitória mudará o mundo, e esta será a mudança que o mundo precisa há muito tempo. O Reino Unido está marchando conosco rumo à vitória mais importante de nossas vidas.”

Ele prosseguiu a fala defendendo que após a vitória da Ucrânia, “qualquer agressor, não importa, grande ou pequeno, saberá o que o espera se atacar a ordem internacional”.

Na última quarta-feira (1º), Sunak prometeu mais apoio militar, incluindo o treinamento de pilotos de caça ucranianos. A determinação, no entanto, está aquém dos pedidos de Zelensky para o envio de caças de guerra.

“Na Grã-Bretanha, o rei é um piloto da força aérea e, hoje, na Ucrânia, todo piloto da força aérea é um rei”, disse Zelensky.

“Por serem tão poucos, são tão preciosos que nós, servos de nossos reis, fazemos o possível e o impossível para que o mundo nos forneça aviões modernos para capacitar e proteger os pilotos que estarão nos protegendo.” Ele então apresentou o capacete de um piloto ucraniano ao presidente da Câmara dos Comuns, com a inscrição: “Temos liberdade, dê-nos asas para protegê-la”.

Além do pronunciamento ao parlamento, o líder ucraniano também tem um encontro marcado com o rei Carlos III no Palácio de Buckingham, no final da tarde.

Fonte: Portal Metrópoles

Deixar uma resposta