O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – Sedec , Jaime Calado, reuniu nesta sexta-feira (24) os representantes das sete Câmaras Setoriais e Temáticas do Rio Grande do Norte para a primeira reunião conjunta. O objetivo foi a apresentação de dois grandes projetos para impulsionar a economia do estado.
1 – O professor da UFRN, Mário Gonzales, fez a exposição do projeto do Porto-indústria Verde que deverá ser construído na costa do município de Caiçara do Norte. Mário foi quem coordenou os estudos do empreendimento que apontaram a melhor localização, sob o ponto de vista econômico, ambiental e de logística.
2- O Complexo Internacional da Economia do Mar foi apresentado pelo professor Gabriel Calvazara, presidente do Sindicato da Pesca do Rio Grande do Norte e vice-presidente da Fiern. O projeto representa a criação de um polo de pesca do Atlântico Sul, tornando Natal como o centro da indústria pesqueira do país, trazendo as embarcações e as tecnologias mais avançadas do mundo.
Jaime acredita que “o complexo vai intensificar o comércio dos produtos do mar e terá capacidade de fazer o abastecimento dos barcos internacionais que exploram a atividade da pesca no Atlântico Sul, além de tornar o Rio Grande do Norte rota, ponto de parada para abastecimento das embarcações dos países africanos, de maneira que o potencial é de gerar mais de cinco mil empregos promovendo o desenvolvimento dos setores da nossa economia”.
O projeto do Porto-indústria Verde foi mostrado recentemente pela governadora Fátima Bezerra e o secretário Jaime Calado ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, durante a visita ao Rio Grande do Norte, no último dia 17 de fevereiro. Já o projeto do Complexo Internacional da Economia do Mar foi tema de audiência, em Brasília, no Ministério da Pesca e Aquicultura, quando a governadora Fátima, os secretários Jaime Calado (Sedec), Guilherme Saldanha (Sape), e o professor Calvazara trataram com o ministro André de Paula.
“São dois grandes projetos que colocam o nosso estado com protagonista na produção de energia eólica offshore e na atividade pesqueira. O ministro André de Paula, juntamente com sua equipe, garantiu apoio total, bem como o ministro Márcio França avaliou positiva a proposta do Porto-indústria e se comprometeu com o apoio federal”, enfatizou Jaime.