O prefeito de Natal, Álvaro Dias, confirmou em entrevista à InterTV Cabugi na noite desta segunda-feira (8) que a tarifa dos ônibus da capital potiguar será reajustada como uma das medidas para tentar resolver a crise no transporte público em Natal. Segundo ele, o aumento se tornou necessário depois de comparar o preço das tarifas em capitais vizinhas à Natal, como João Pessoa, que cobra um valor de R$ 4,70 nas passagens do município.
O novo valor e o prazo para início do reajuste ainda não foram divulgados pelo prefeito. Na manhã de hoje, uma audiência de conciliação realizada pela Justiça em Natal com empresários do transporte público terminou sem acordo entre as partes para retomada de 100% das linhas. Durante a audiência, os empresários afirmaram não ter nenhum contrato com o município que os obrigue a manter qualquer linha de ônibus e cobraram ações do município para custeio e licitação do serviço. A ação na Justiça é movida pela deputada federal Natália Bonavides (PT).
Ainda na audiência, foi acertado que a Prefeitura de Natal deverá apresentar no prazo de 60 dias o estudo contratado à Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) para ser juntado aos autos processuais como material informativo. O estudo foi entregue à secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU) pela ANTP, mas ainda não foi divulgado pela prefeitura.
O prefeito afirmou que a equipe da ANTP fará ajustes no estudo para embasar as ações relacionadas ao sistema de transporte público de Natal e oferecer um serviço de qualidade e com preço acessível aos usuários.
Fonte: Novo Notícias