O mapeamento das empresas formais do Turismo, realizado pelo Sebrae RN em parceria com a Secretaria de Turismo de Natal (Setur), aponta que, em 2021, foram gerados 18.242 empregos diretos no setor, distribuídos entre os seis segmentos mapeados.
Em termos comparativos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor de serviços foi o que mais gerou admissões no período analisado, cerca de 44 mil, seguido do comércio, com 21 mil.
A pesquisa levantou dados de 2,8 mil empreendimentos formais e tem o objetivo de orientar o poder público e empresários acerca de ações específicas de fomento e melhorias no segmento.
A área de Alimentação Fora do Lar (AFL), que compreende empreendimentos como bares e restaurantes, foi o que mais empregou. São mais de 10,5 mil empregos no período analisado, entre ocupações permanentes, temporárias e vagas para Pessoas com Deficiência (PCD).
O setor de hotelaria e meios de hospedagem foi o segundo com maior número de colaboradores, cerca de 4,4 mil, nos mesmos parâmetros de colaboração, seguido de equipamentos de lazer (clubes, boates, estádios, teatros e cinema), com 1,7 mil. Artesanato (738) e equipamentos de agenciamento (552) são os últimos colocados.
Fonte: Tribuna do Norte