A Defesa Civil de Natal promoveu uma visita na manhã desta segunda-feira (19) na rua Boa Vista, bairro Nordeste, em que uma cratera se abriu na madrugada deste domingo (18). Foram 11 casas interditadas pelo órgão, que segue monitorando a situação. A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) enviou equipes ao local para iniciar os reparos na tubulação. Dois tratores trabalham no local.
Segundo o diretor de Operações da Caern, Thiago Índio do Brasil, a equipe técnica conseguiu religar a água das casas situadas ao lado esquerdo da rua, mas as outras casas seguem sem previsão. As equipes já estão trabalhando na substituição da rede que rompeu e gerou a cratera.
“Tivemos um problema na nossa rede de abastecimento de água na região. O bairro tem uma peculiaridade porque as ruas são íngremes. Um vazamento intensifica a velocidade da água e dependendo da dimensão da rede pode causar problemas maiores. A rua não tem drenagem, o que intensificou o problema junto com o vazamento. Estamos atuando aqui, fizemos a contenção da via e estamos trabalhando no diagnóstico da área atingida”, disse.
A diretora da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, disse que o órgão promoveu orientações e a adesivação das casas em situação de risco. Algumas famílias se recusaram a sair de suas casas e o órgão seguirá monitorando a situação.
“Tiramos as pessoas das casas e acionamos os órgãos para ações de resposta. Hoje estamos aqui para finalizar atendimentos, conferir as casas e avaliar se precisa de mais alguma intervenção e colocar os adesivos nas casas. Percebemos que uma familia voltou, mas elas estão orientadas da situação de risco, de que não podem permanecer. Estamos acompanhando e com as obras da Caern eles podem sair a qualquer momento”, comentou Fernanda Jucá.
Fonte: Tribuna do Norte