Um fato inusitado chamou atenção no gabarito oficial preliminar das provas do concurso da Câmara Municipal de Natal, aplicadas nesse domingo (18). Para o cargo de Assistente Geral – Assistente Legislativo, todas as questões de conhecimentos tiveram como resposta correta a letra A. Concurseiros reclamaram da disposição em sequência das mesmas opções em 20 perguntas. Nesta segunda-feira (19), vereadores também repercutiram o assunto e cobraram posicionamento da banca organizadora do certame – a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Técnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).
O vereador Klaus Araújo aproveitou o início da sessão da comissão Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara, nesta segunda-feira, para cobrar esclarecimentos. Ele disse ter recebido denúncias de concurseiros sobre a possibilidade de ter havido fraude no concurso.
“Não existe um concurso público todinho com a letra A. Isso é um absurdo, eu espero que a Funcern responda o que está acontecendo. Eu pedi ao vereador Ériko Jácome, em nome da presidência da Câmara e de todos os vereadores, oficialize. Ele disse que ontem à noite que já entraram em contato com a empresa e está aguardando o resultado”, disse o vereador Klaus Araújo.
O discurso do vereador foi acompanhado pela presidente da comissão, Nina Souza, e pela vereadora Brisa Bracchi. “Eu espero que a Funcern, que ao meu ver é uma empresa séria se pronuncie, porque quem cala consente. Se está sendo acusada, já era para estar hoje, logo cedo, se explicando. Afinal, os estudantes, os concurseiros merecem respeito”, afirmou Nina Souza.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com a Funcern, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria. A fundação também não havia se pronunciado sobre o assunto nos seus perfis oficiais.
Em nota de esclarecimento à população sobre a situação do concurso público do Poder Legislativo Municipal, pelo fato do gabarito apontar que todas as respostas certas eram a letra A.
Segue o texto na íntegra:
“Na data de 28/11/2022 foi deflagrado o processo licitatório para escolha da empresa responsável pelo certame para provimento de vagas na Câmara Municipal de Natal, cuja vencedora foi a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) através do processo número 079/2022.
Contudo, na data de ontem (18, domingo), as provas foram realizadas e para surpresa de todos nas questões específicas do cargo 7 do concurso público foi constatado que todas as respostas do gabarito da prova de “conhecimentos específicos” para o cargo de Assistente Geral – Assistente Legislativo foram preenchidas com a letra A.
Esse fato nos causou perplexidade, sendo assim, amanhã (20) terá uma reunião entre integrantes do Ministério Público, Comissão de Fiscalização do Certame, Procuradoria da Casa e a FUNCERN (que foi imediatamente notificada pela Câmara) com o intuito de se pedir explicações à empresa pelo ocorrido e sanar quaisquer dúvidas porventura existentes.
Reforçamos nosso compromisso em garantir a transparência de todo processo seletivo e ressaltamos que não hesitaremos em adotar as medidas que forem necessárias para solucionar essa situação e evitar quaisquer prejuízos causados aos candidatos, inclusive com a possibilidade de cancelamento.
Após a reunião, a Câmara Municipal de Natal divulgará um pronunciamento oficial sobre a situação.”
Fonte: Tribuna do Norte