A Prefeitura de Natal desfez o contrato com a empresa responsável por realizar as obras da trincheira que se localizaria no cruzamento da Av. Hermes da Fonseca com a Av. Alexandrino de Alencar, na Zona Leste de Natal. A informação foi publicada na edição desta terça-feira (20), do Diário Oficial do Município.
A Prefeitura informou à Tribuna do Norte que a empresa vencedora da licitação desistiu de realizar a obra, afirmando que não teria tempo para cumprir o cronograma. Pela legislação, a prefeitura pode chamar o segundo colocado para dar sequência a construção da trincheira, desde que o mesmo concorde com o preço vencedor. A empresa que ficou em segundo lugar foi convidada e aceitou assumir as obras, conforme revelou o programa Tribuna Livre, da Rádio Jovem Pan News Natal.
De acordo com o diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Newton Filho, a obra tem o objetivo de melhorar o fluxo na área e tratar os problemas de acesso ao bairro de Nova Descoberta. O planejamento prevê a construção da trincheira no canteiro central, com preservação das vias marginais.
Moradores e comerciantes da região, bem como ciclistas se posicionaram contra a trincheira, alegando que os túneis causam impactos arquitetônicos, criando ambiente hostil ao comércio e à circulação de pessoas e bicicletas.
Para a representante das moradoras e moradores da região, a advogada Tatiana Mendes Cunha, “a obra é desnecessária”. “Podemos ter um breve momento de congestionamento, nos horários de pico, mas não justifica uma obra que vai provocar a deterioração da região, o que já aconteceu em várias outras partes de Natal, onde esse tipo de intervenção urbana foi feita”, argumentou.
Fonte: Tribuna do Norte