A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, informa o horário de funcionamento das salas de vacinação durante o período de festas juninas. No São João, dia24 de junho, a população pode contar com serviços de saúde para colocar em dia a caderneta de vacinação.
“A vacinação é um importante meio para prevenir contra a doenças como influenza e Covid-19, evitando a circulação e casos graves dessas doença no município, principalmente neste período em que acontece o aumento de vírus respiratórios devido à estação de chuvas”, comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
Na sexta-feira (29), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam das 8h às 12h e das 13h às 15h.
Os pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, funcionam no sábado (24), das 15h às 20h.
Influenza
Até o último dia 20 de junho, Natal registrou a aplicação de 126.057 mil doses do imunizante nas salas de vacina, o que corresponde a 40% das doses recebidas para a campanha pelo município.
A vacinação contra a influenza está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida em todas as unidades de saúde do município. A campanha de imunização contra a Influenza segue no município até o dia 30 de junho.
Covid-19
Em Natal, a vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço do imunizante Pfizer bivalente está disponível para todas as pessoas a partir dos 18 anos. Para a imunização com a Pfizer bivalente, 90.095 mil pessoas foram vacinadas até o momento no município.
A vacina Pfizer bivalente garante reforço contra as principais variantes da Covid-19. Para se imunizar, o usuário do SUS deve ter concluído o esquema básico vacinal com pelo menos duas doses de imunizantes contra o coronavírus (D1 e D2), e respeitar o intervalo de quatro meses entre a última aplicação.
Natal também oferta vacinação contra o novo coronavírus para crianças a partir dos seis meses. Em relação à vacinação infantil contra a Covid-19, 5.279 mil crianças com idade entre seis meses a quatro anos iniciaram esquema vacinal, o que corresponde a 33% das 16.235 mil crianças que podem receber o imunizante. Já para a imunização de crianças de cinco a onze anos, foram aplicadas 21.831 doses, representando 28% das 77.341 crianças aptas a se imunizarem no município.
Vacinação
A SMS reforça que os pontos de vacinação contam com todos os imunizantes de campanha e de rotina disponíveis para a população do município, com vacinas como a contra a Covid-19 (adulto e infantil), também contra a Varicela (catapora), Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), VOP/VIP (Poliomielite), ACWY (meningites), Meningo C (meningite), Pentavalente (pneumonias), Hepatite A e Pneumocócica 10v (pneumonias, meningites, sinusites e otites), Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e Influenza.
Novo Notícias