Em Natal, 579 famílias correm o risco de perder o benefício do Bolsa Família por não realizarem o saque do dinheiro disponibilizado mensalmente pelo programa social, de acordo com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). O Governo Federal determina que o dinheiro deve ser sacado em, no máximo, 90 dias. A situação cadastral pode ser conferida na lista disponível no Aplicativo Natal Digital, de forma gratuita.
O cancelamento do programa pode ocorrer pela ausência de movimentação e/ou saque do benefício, desatualização cadastral, prestação de informações incorretas e renda acima da declarada. Caso não ocorra a operação, ele retorna para a União. A chefe do Cadastro Único, Andréia Melo, explica que a perda do benefício ocorre porque o Governo entende que a família não precisa do benefício, de forma automática. “É importante e necessário que as famílias retirem o dinheiro, pois ele não pode ficar acumulando”, alerta.
De acordo com a líder da pasta, Ana Valda Galvão, o aplicativo está disponível para Android e IOS. O usuário deve clicar no ícone Guia de Serviços, seguir para Cadastro Único e por último em Consulta de Benefício Bolsa Família. A consulta deve ser feita pelo número do Número de Identificação Social (NIS). “Pedimos que essas pessoas consultem, urgentemente, o aplicativo da Prefeitura e façam o resgate do pagamento “, solicita.
Em caso de dúvidas ou informações, as famílias também podem procurar a Caixa Econômica Federal com documento com foto e o número do NIS.
Fonte: Tribuna do Norte