Manifestantes cobram obra de engorda em ato público “SOS Ponta Negra”

Moradores, turistas e empresários se reúnem na manhã deste domingo (9) para cobrar o andamento da obra de engorda da Praia de Ponta Negra e a modernização da principal praia de Natal. Os manifestantes carregam faixas e fazem falas durante o ato público chamado de “SOS Ponta Negra.

O prefeito Álvaro Dias também esteve presente no protesto e cobrou agilidade do Idema para liberação das licenças. “A obra é fundamental para sobrevivência do turismo de Natal. O Morro do Careca está sendo destruído pelo avanço do mar. Os estudiosos dizem que a solução para isso é a engorda da Praia de Ponta Negra. Precisamos da licença porque temos o projeto, temos o dinheiro, temos tudo pronto. Queremos começar a engorda da Praia de Ponta Negra e estamos aguardando que o Idema libere a licença”, destaca.

Os manifestantes ficaram concentrados na Avenida Praia de Ponta Negra e saíram em caminhada rumo ao Morro do Careca, onde fizeram um abraço simbólico ao cartão-postal da cidade. Representantes do setor de turismo e da hotelaria participaram da caminhada pela modernização de Ponta Negra. O coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, George Costa, disse que o projeto vai atrair mais turistas para a cidade.

“Essa obra é fundamental para o nosso turismo, é o local onde 90% dos nossos turistas estão hospedados, então quanto melhor estiver a praia, mais pessoas vão querer visitar nossa cidade, nossa praia. É uma obra de muita importância para Natal”, disse Costa.

O ato é uma iniciativa da Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Luiz Eduardo (SDD). “Esse ato serve para chamar a atenção de toda a sociedade de Natal e do Rio Grande do Norte, mostrar a importância da engorda da praia de Ponta Negra e preservação do Morro do Careca, buscando a oportunidade de revitalizar a praia e gerar emprego e renda”, afirma o parlamentar.

Conforme vem noticiando a TN, engorda da praia está em fase de licenciamento no órgão ambiental estadual. A última movimentação no processo para emissão da licença prévia (LP), que libera a licitação da obra e a contratação dos projetos executivos, foi feita na semana passada, quando o Idema requisitou informações complementares à Prefeitura, através de solicitação de providências.

A emissão da licença prévia para licitação da engorda de Ponta Negra vai depender das respostas da Prefeitura do Natal, principalmente, sobre os questionamentos acercas dos projetos de drenagem e sobre a jazida de onde será retirada a areia para o aumento da faixa da praia. As respostas acerca de fauna e flora no local poderão ficar como condicionantes para a emissão da licença.

Tribuna do Norte

Deixar uma resposta