Engorda de Ponta Negra: prefeito diz que não há mais nada a ser questionado

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, afirmou que ‘não existe mais nada a ser questionado’  para a obra de engorda de Ponta Negra. Segundo ele, ainda, alguns dos últimos 40 questionamentos encaminhados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) já tinham sido respondidos anteriormente. A declaração foi dada antes da reunião entre a Prefeitura com o Idema marcada para esta segunda-feira (10). 

Na oportunidade, o prefeito voltou a afirmar que o Morro do Careca está se transformando em uma Falésia e defendeu que ‘as forças do mal’ estão se unindo para travar a obra da engorda. “É uma obra importante, fundamental. Precisamos proteger o morro e precisamos evitar que ele se transforme em uma grande falésia”, argumentou. 

Nas duas últimas décadas, conforme mostrou esta reportagem publicada pela Tribuna do Norte, a base do morro já sofreu redução de quase dois metros devido ao avanço do mar que retira a areia da duna.  Na visão do Prefeito de Natal, o processo pode prejudicar o turismo da capital e a posição de Ponta Negra como cartão postal da cidade. “Se ele [Morro do Careca] for transformado em uma Falésia, o prejuízo é irreparável para nossa cidade e para a geração de emprego e renda”, destacou. 

O prefeito reiterou, nesse sentido,  a necessidade de emissão da Licença prévia por parte do Idema, uma vez que a engorda é considerada uma obra prioritária. Atualmente, a engorda da praia está em fase de licenciamento no órgão ambiental estadual. A última movimentação no processo para emissão da licença prévia (LP), que libera a licitação da obra e a contratação dos projetos executivos. Antes do encontro desta segunda, o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, disse que todos os questionamentos encaminhados pelo Idema foram respondidos e que caberá ao órgão licenciador dizer se serão necessários novos esclarecimentos ou se algum ponto ficará condicionado na emissão da licença de instalação. 

A empresa contratada pela Prefeitura de Natal para a engorda de Ponta Negra é a Tetra Tech que, segundo Dias, está  credenciada e foi contratada após todos os questionamentos necessários ao processo serem encaminhados à gestão. “Não existe mais nada a ser questionado, nada a ser perguntado. Inclusive, alguns desses 40 questionamentos [enviados pelo Idema à Semurb] já foram respondidos anteriormente. Então nós esperamos que essa questão seja encerrada para que possamos fazer a obra”, finalizou.

G1RN


Deixar uma resposta