STTU garante que não haverá aumento no preço da passagem de ônibus: “De imediato, não”

Daliana Bandeira, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), garantiu que não haverá aumento de passagem com a chegada de novos ônibus ao sistema de transporte público de Natal. Ao AGORA RN, a representante da pasta informou que o sistema será estudado.

“Não [haverá aumento de passagem]. No acordo que foi assinado, não está previsto nenhum reajuste tarifário. Agora, o Município vai fazer a observação com esse incremento de viagens, dando uma maior qualidade aos usuários com os veículos novos. Nós esperamos recuperar os passageiros que a gente perdeu ao longo dos anos, e estudar o sistema, como ele vai se comportar, para ver os custos do sistema. Mas, no momento, de imediato, não”, disse ela.

Daliana Bandeira reconheceu a importância das aquisições. “[Traz] Melhoria porque vamos fazer substituição da nossa frota que, infelizmente, está envelhecida. São 50 ônibus novos e 50 seminovos, com a idade média de 6 anos. Além de substituir os mais velhos, esses veículos também serão acréscimos para a retomada de linhas e viagens”, disse. O prazo de entrega dos veículos seminovos é de até 90 dias.

Acordo

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) firmou um acordo dentro da Ação Civil Pública que pedia o retorno integral da rede de transporte público da capital potiguar. A ação foi proposta em 2020 e buscava restituir o serviço que havia sido reduzido devido à pandemia da Covid-19.

O acordo prevê a retomada de 10 das 20 linhas que haviam sido suspensas durante a pandemia da Covid-19.

Entre elas, as linhas:

• N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras
• 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia
• 587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto
• 585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto
• 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América
• 593 – Circular Residencial Redinha.

Em troca, a Prefeitura já encaminhou para a Câmara Municipal o projeto de lei que isenta o pagamento de ISS até dezembro do próximo ano.

Deixar uma resposta